O foco da entrevista foi este momento delicado que Florianópolis e todo o país enfrentam no combate ao avanço do coronavírus.
O Portal Norte da Ilha conversou via WhatsApp com o vereador Miltinho Barcelos (DEM), um dos representantes do Norte da Ilha na Câmara de Vereadores. Miltinho montou gabinete em casa onde atua online, seguindo recomendações do próprio legislativo e do município. O foco da conversa foi este momento delicado que Florianópolis e todo o país enfrentam no combate ao avanço do coronavírus.
Como avalia as medidas para combate do coronavírus anunciadas pelo prefeito Gean Loureiro?
R: Considero que as medidas são de extrema necessidade para preservação da saúde pública. Comprovadamente os resultados positivos no controle da contaminação do Coronavírus são das cidades que tomaram medidas imediatas.
Qual das medidas de Gean considera a mais importante?
R: Todas as medidas que foram tomadas para preservar a saúde da população devem ser consideradas importantes.
Tão importante também são as medidas que buscam ajudar a manter vivas economicamente as empresas da cidade.
E as ações do Estado, como avalia?
R: As medidas tomadas pelo governo do estado buscam também a preservação da vida humana.
Entretanto, considero o governador falhou quando não chamou os municípios para participarem conjuntamente das decisões, nem que fossem somente os maiores municípios do estado.
Quais as medidas do seu gabinete em relação aos cuidados com o coronavírus?
R: Primeiramente começamos a trabalhar de forma online. Estamos trabalhando em redes sociais fazendo uma campanha de conscientização e informação para todos os munícipes.
Estamos focando também na busca de alternativas para ajudar a economia da cidade, conversando com o governo municipal e governo estadual para liberarem incentivos. Pois, acreditamos que se nada for feito centenas de empresas irão quebrar.
Que recado deixa para a população neste momento de preocupação com o coronavírus?
R: É momento de afastamento, não para nos isolarmos das pessoas, mas sim para salvarmos elas. Nossos pais, filhos, amigos e desconhecidos. Todos em prol de uma única causa. Não esqueça que nossos pequenos empresários são também parte do nosso grupo. Se precisar de algum suprimento, veja se o mercadinho ou a lancheria perto da sua casa tem. Você empresário saiba que pode buscar auxílio e orientação junto as associações e a prefeitura que estão oferecendo possibilidades de minimizar os danos com a situação que estamos vivendo.
Assim, afastados fisicamente, mas unidos no amor e na solidariedade vamos vencer essa guerra silenciosa e aí sim nos abraçar. Vamos em frente!