Comcap pede ajuda para usuários gerar mínimo de lixo durante pandemia

Coleta está normal, mesmo com equipes reduzidas, cidadão precisa colaborar e gerar menos lixo

Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, pede compreensão e colaboração do usuário do sistema de coleta de lixo e limpeza pública nesse momento extremo de crise sanitária provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

A Comcap informa que está monitorando em tempo real a coleta de lixo para ajustar os roteiros às novas exigências. Com o distanciamento social, os roteiros predominantemente residenciais aumentaram muito a geração de lixo. As equipes de garis e motoristas estão trabalhando em regime de emergência, com jornadas reduzidas.

A coleta convencional (rejeito) está sendo operada em Florianópolis, nos dias e horários usuais. A coleta seletiva (recicláveis) está suspensa.

Foto: divulgação

As orientações ao usuário são:

- Dispor apenas o rejeito (restos de alimentos, lixo sanitário e embalagens sujas) para a coleta. O mínimo que puder, sem desperdiçar alimentos.

- Embalar o lixo em sacos resistentes e bem fechados.

- Usar contentores, onde são obrigatórios, para evitar o contato do gari com o lixo.

- Dispor o lixo na rua apenas uma hora antes da passagem do caminhão de coleta, evitando a ação de vetores de doença.

- A coleta convencional noturna a partir desta quarta (25) será antecipada em uma hora, passará a ser feita às 19h até que seja restabelecida a coleta seletiva.

- Os recicláveis (papel, vidro, metal e plástico) podem ser armazenados no domicílio, limpos, dobrados e amassados para reduzir o volume e evitar vetores. Se forem dispostos para coleta, serão excepcionalmente recolhidos como rejeito, com destino para o aterro sanitário, já que as associações de triagem e a indústria da reciclagem não estão recebendo os materiais durante a pandemia, por motivo de segurança sanitária.

Acompanhantes Goiania