A secretaria municipal de saúde recomenda que ao adquirir máscaras a população procure dar preferência para costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região.
Yara é costureira de produção, moradora de Ingleses e atualmente trabalhava em outro segmento, mas com a epidemia de coronavírus batendo à porta, decidiu ajudar de alguma forma.
Em parceria com algumas amigas que doaram os tecidos externos e a malha interna, a costureira separou uma semana do trabalho para cortar e costurar as máscaras.
O intuito era doar para as pessoas do grupo de risco e trabalhadores que não poderiam parar. Também para quem não podia comprar devido ao valor das máscaras ou falta delas nas farmácias.
E não demorou para começarem as encomendas.
Então, Yara mudou a estratégia para atender a todos. Quem pode pagar ela passou a cobrar o preço de custo de R$5,00, onde a cada duas vendidas uma ela doa.
"Uma amiga, junto a família dela, entrou em contato comigo pois estavam montando cesta básica para quem estava sendo afetado por não poder trabalhar, e vi ali outra oportunidade para conseguir entregar as máscaras para as pessoas que realmente precisam. Na quarta feira entreguei algumas que eu tinha a pronta entrega e na semana que vem espero conseguir fazer mais".
Atualmente, a moradora de Ingleses consegue produzir em casa de 30 a 40 máscaras por dia, mas só ontem recebeu encomenda de mais de 60.
Confecção das máscaras
As pessoas podem confeccionar suas próprias máscaras ou adquiri-las. A secretaria municipal de saúde recomenda que ao adquirir máscaras a população procure dar preferência para costureiras locais, girando a economia e ajudando famílias da sua região.
Os tecidos recomendados para utilização como máscara são, em ordem decrescente de capacidade de filtragem de partículas virais: Tecido de saco de aspirador, Pano de prato, Cotton (composto de poliéster 55% e algodão 45%), tecido de algodão (como camisetas 100% algodão), fronhas de tecido antimicrobiano, Fronhas comuns de linho, cachecol/lenço.
Medidas de higienização de máscaras de pano
Para higienização é preciso deixar imersa a máscara em solução com água sanitária (diluição: 1 parte de água sanitária para 50 partes de água. Exemplo: 10 ml de água sanitária para 500ml de água) por 30 minutos. Antes de reutilizá-la, deixar secar bem. Após lavar a máscara, a pessoa deve higienizar as mãos com água e sabão.
O uso de máscaras domésticas não substitui em hipótese alguma todas as outras medidas de higienização tais como lavagem das mãos, etiqueta da tosse. Se o cidadão da cidade apresentar quaisquer sintomas de coronavírus deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa pelo 0800-333-3233.
Serviço
Yara Ritz – contato WhatsApp 48.99162.9890
LEIA TAMBÉM: PROCON NOTIFICA EMPRESA QUE VENDIA GÁS DE COZINHA A R$ 98,00