Para chegar ao número aproximado de 3,3 mil, a equipe médica da Prefeitura se baseou em artigos científicos internacionais e utilizou números de países como a China para fazer o comparativo
Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira, 06 de abril, nas redes sociais, o prefeito Gean Loureiro apresentou um dado novo: mais de 3 mil pessoas estariam infectadas pelo COVID-19 na Grande Florianópolis, de acordo com a estimativa da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Os números levam em conta a quantidade de pacientes infectados internados em UTIs da região.
Para os médicos que integram a equipe de inteligência em saúde de Florianópolis, o número apontado por testes, 122 casos confirmados na cidade, não representa a realidade. Isso porque a grande maioria de infectados são assintomáticos, além da própria escassez de testes para testar sintomáticos e contatos deles. "A questão dos testes já estamos resolvendo, vamos receber mais de 23 mil nos próximos dias", explicou o prefeito.
Para chegar ao número aproximado de 3,3 mil, a equipe médica da Prefeitura se baseou em artigos científicos internacionais e utilizou números de países como a China para fazer o comparativo. No país asiático, por exemplo, foi detectado que 0,6% dos infectados pelo Coronavírus foram para UTI. Na grande Florianópolis, com cerca de 20 pacientes internados, a taxa indica que há uma probabilidade de cerca de 3,3 mil pessoas infectados.
"Número de pacientes na UTI não tem como errar, é fácil estratificar. E usando uma taxa dentro da nossa realidade é possível se chegar ao número de possíveis infectados na região", explica o médico Matheus Pacheco de Andrade, Gerente de Inteligência e Informação da Secretaria de Saúde de Florianópolis. Ainda de acordo com o médico, o cálculo pode apresentar margens de erros, mas tem mais chance de estar perto do número real do que os números atuais baseados em casos confirmados por testes.