Duas pessoas contaminadas pelo coronavírus foram multadas por desrespeitarem isolamento em Florianópolis

Quando há descumprimento da medida de isolamento, determinada pela autoridade sanitária, há aplicação de multa, nos termos do Código Sanitário Municipal.

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

A Prefeitura de Florianópolis emitiu hoje as duas primeiras multas em pessoas infectadas com COVID por descumprimento do isolamento social. O objetivo da medida é proteger a saúde da coletividade na medida em que restringe os contatos do paciente com suspeita ou confirmação de COVID-19, limitando a circulação viral. Quando há descumprimento da medida de isolamento, determinada pela autoridade sanitária, há aplicação de multa, nos termos do Código Sanitário Municipal.

Para os casos suspeitos, caso a pessoa não esteja em casa no momento da testagem para o novo coronavírus, ou se negue a ter material coletado a equipe da Vigilância Sanitária de Florianópolis, há aplicação de multa de R$ 500,00. Essa multa é aplicada somente em quem descumpre o termo de isolamento domiciliar, e pode ser aplicada a todos aqueles que assinaram termo de responsabilidade de isolamento e não se mantém em domicílio, incluindo aqueles que chegam na cidade via aeroporto.

"A atual situação de pandemia preocupa o mundo inteiro e é preciso cautela e responsabilidade para que este período seja enfrentado da melhor maneira possível. Estamos fazendo de tudo para não sobrecarregar o sistema de saúde, e para isso precisam ser cumpridas a medidas de distanciamento social e de isolamento, não permitir que as pessoas descumpram essas medidas é essencial para saúde coletiva", diz a diretora de Vigilância em Saúde de Florianópolis, Priscilla Valler dos Santos.

As coletas são feitas na casa das pessoas com suspeita e a equipe da Vigilância Epidemiológica acompanha todos diariamente via telefone. Caso confirmados, a equipe entra em contato, passa o diagnóstico e todas as recomendações necessárias.