Para a testagem, o paciente, caso suspeito, deverá entrar em contato com um número que será divulgado em breve.
O Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, anunciou na tarde deste sábado (11), um novo sistema para testagem de pacientes suspeitos do novo Coronavírus. A ideia é que os pacientes atendidos e considerados casos suspeitos tenham três locais para realizar testes para o novo coronavírus. Os testes poderão ser realizados em drive-thru (provavelmente no bolsão da beira-mar), Centros de Saúde e por coleta domiciliar.
Foi anunciada também a compra de 35 mil testes, entre rápidos e PCR. Para a testagem, o paciente, caso suspeito, deverá entrar em contato com um número que será divulgado em breve.
Além da medida, Loureiro apresentou ao lado do diretor do hospital Baía Sul, Sérgio Brito Rafael Vasconcelhos, do presidente da Associação Catarinense de Medicina, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior e do secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva, um estudo de casos feito pela equipe técnica
O estudo apresentado demonstra que, sem intensificações das ações, em 30 dias não teremos vagas de UTI disponíveis na cidade. Também foi demonstrado que, caso haja a abertura ampla de comércio e afins, em 45 dias a previsão é de morte de 300 pessoas.
Para conter esse número de mortes, a administração municipal propôs a manutenção das medidas de distanciamento social com a intensificação da testagem precoce, monitoramento intensivo e o decreto que fará com que, a partir do dia 17 de abril, todos sejam obrigados a usar máscaras caseiras para conter essa tendência.
"Florianópolis foi uma das primeiras cidades a adotar o distanciamento social. O que nós fizemos provavelmente diminuiu 3 ou 4 vezes o número de contaminados que teríamos", comenta Gean Loureiro.
Como não há testes suficientes para toda a população, serão testadas as pessoas que apresentam sintomas há pelo menos sete dias. Isso porque, segundo anunciou Gean, o teste feito em pessoas com sintomas recentes pode apresentar resultado negativo.