A medida de afrouxamento foi destacada pelo prefeito Gean Loureiro como uma conquista da cidade por conta dos resultados alcançados de isolamento social neste período de quarentena.
O prefeito Gean Loureiro anunciou, na tarde desta sexta-feira, a liberação para abertura do comércio de rua em Florianópolis a partir desta segunda-feira (20). A medida era uma das mais aguardadas por empresários da cidade, que vive basicamente do comércio e serviços.
A medida de afrouxamento foi destacada pelo prefeito Gean Loureiro como uma conquista da cidade por conta dos resultados alcançados de isolamento social neste período de quarentena.
Porém, a flexibilização será acompanhada pelo município e as regras serão publicadas para que todos atentem para a regulamentação de funcionamento.
"Hoje a situação está dentro de uma condição que nos permite essa flexibilização, se amanhã percebermos uma mudança significativa no quadro da doença, tomaremos novas medidas restritivas", disse ele.
Uma das medidas anunciadas é que no interior do estabelecimento o número de clientes deve ser o mesmo do número de atendentes, para evitar aglomerações, obedecendo também, a taxa de ocupação de um cliente a cada 4 metros quadrados. Os estabelecimentos também deverão disponibilizar álcool em gel e deixar, em local visível, um cartaz com o contato do Alô Saúde Floripa.
O prefeito disse ainda, que se a população aderir ao uso em massa das máscaras ajudará significativamente a impedir a propagação do Covid-19 na cidade.
Sobre a obrigatoriedade das máscaras, Gean afirmou que todas as famílias carentes que estão cadastradas no município estão recebendo cestas básicas acompanhadas de máscaras para a proteção.
"Em breve o próprio comércio deve oferecer máscaras para os clientes, uma forma de proteção e de não perder o cliente", apostou.
Hotéis e pousadas LIBERADOS A PARTIR DO DIA 23
Depois de quase um mês sem receber novos hóspedes, hotéis e pousadas de Santa Catarina também foram autorizados a retomar as atividades de hospedagem a partir de 23 de abril em Florianópolis, também deverão seguir as recomendações que logo serão amplamente divulgadas.
Esses locais não poderão permitir a entrada de pessoas que apresentarem algum sintoma da Covid-19, orientar e controlar o distanciamento nesses locais, adotar medidas de higienização conforme determinação da Vigilância Sanitária, além da utilização de máscaras. Espaços dos hotéis como academias, piscinas, salas de reuniões e de convivência dos hotéis, e outros locais de convivência não poderão ser abertos aos hóspedes.
Transporte coletivo
O serviço de transporte coletivo na cidade continua suspenso por tempo indeterminado.