Jornalista e escritor Renan Antunes morre em casa no Norte da Ilha

Uma equipe do BOA, Batalhão de Operações Aéreas, foi acionada para o atendimento (foto), mas ao chegar na residência a vítima já estava sem vida.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Morreu neste domingo (19), aos 71 anos, o jornalista Renan Antunes de Oliveira, morador do bairro Rio Vermelho, Norte da Ilha.

O jornalista veterano passou por um transplante de rim em fevereiro e teve alta no dia 21 do mesmo mês. Em recuperação em casa, acabou internado no início de abril no hospital de Caridade, em Florianópolis, com febre.

Renan realizou testes com suspeita de Covid 19. Hoje, o jornalista sofreu uma parada cardíaca fulminante. Uma equipe do BOA, Batalhão de Operações Aéreas, foi acionado para o atendimento (foto), mas ao chegar na residência a vítima já estava sem vida.

ATUALIZAÇÃO

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que não foi notificada pelo possível diagnóstico positivo para coronavírus do jornalista Renan Antunes. A coleta em laboratório privado foi realizada no dia 15/04 e o resultado negativo foi dado no dia 17.

LEIA TAMBÉM: ATACADISTA É FECHADO PARA DESINFECÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

NOTA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas dão vivas ao jornalista Renan Antunes de Oliveira, falecido aos 71 anos, em Florianópolis.

Vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina na gestão 2014/2017 e ex-diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, Renan contribuiu – muito – com a renovação e democratização do SJSC. Não raro era, nas negociações das campanhas salariais da categoria, a voz indomável que dizia aos patrões o que tinha que ser dito.

O exercício do Jornalismo marcou sua vida por mais de 40 anos. Seu currículo nacional e internacional o comprovam. Brincava que provocou mudança no regulamento do Prêmio Esso, quando foi vencedor, em 2004, com a reportagem "A tragédia de Felipe Klein", publicada no Jornal Já, de Porto Alegre.

Um pouco de tudo o que fez está registrado no livro "Reportagens em carne viva com calda de chocolate", uma seleção de reportagens publicada pela Já Editora, em dezembro de 2019. Atualmente Renan produzia reportagens para o site Diário do Centro do Mundo.

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas se solidarizam com os familiares e amigos de Renan neste momento difícil. Ao grande jornalista Renan Antunes de Oliveira, nosso muito obrigado por compartilhar conosco sua existência.

Florianópolis, 19 de abril de 2020.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina


Amigos de longa data do jornalista lamentaram a sua perda na rede social do profissional:

Rosane Bidese
"Que pena Renan, grande jornalista, de conteúdo impar e textos brilhantes, humor sarcástico....perdemos todos. Vai em paz"

Laura Capriglione
Morre um super-repórter, dono de um texto sensacional, um cara maravilhoso, engraçado, corajoso, inteligentíssimo, humano demais. O jornalismo ficou mais triste.

Foto: rede social

Em dezembro de 2019, Renan Antunes lançou o livro "Em carne viva com calda de chocolate", uma coletânea de reportagens.

O jornalista teve passagens por diversos órgão de imprensa de Santa Catarina.

A equipe de jornalismo do Portal Norte da Ilha envia as nossas sinceras condolências à família.

Foto: rede social

Acompanhantes Goiania