Ingleses é o bairro que menos utiliza máscaras na cidade e número de casos de Covid-19 crescem

Foto: Portal Norte da Ilha

Foto: Portal Norte da Ilha

Em coletiva na manhã de desta quarta-feira (29), o prefeito Gean Loureiro afirmou que, baseado nos dados de acompanhamento do município, o bairro Ingleses é o que menos respondeu ao apelo para utilização de máscaras de pano.

Segundo Gean, a falta de conscientização das pessoas está ampliando o número de casos de Covid-19 no bairro e em toda a cidade.

Florianópolis atingiu hoje a marca de 412 casos confirmados de coronavírus e 5 óbitos, o número cresce a cada dia e preocupa as autoridades de saúde. Destes casos 102 já estão curados.

Ao mesmo tempo, Gean destacou que o município é um dos poucos que está fazendo testagens e que assim consegue identificar os casos e isolar os contaminados.

Outro dado preocupante é a ocupação de leitos de UTI na cidade que está em cerca de 40%, o dobro do registrado na média do Estado.

A medida anunciada esta manhã pelo prefeito é a obrigatoriedade de uso de máscara em locais abertos com grande aglomeração de pessoas, antes o decreto exigia apenas em estabelecimentos e locais fechados. A determinação entra em vigor a partir de 04 de maio e vale em toda a cidade.

A fiscalização desta obrigatoriedade será feita pela Guarda Municipal de Florianópolis. As penalidades a serem aplicadas em caso de recusa do uso da máscara ainda serão discutidas.

O prefeito também destacou que pode, a qualquer momento, revogar determinadas flexibilizações se o quadro da doença se agravar.

A principal estratégia será a ampliação de dados. O conjunto dessas informações a serem compiladas e analisadas servirá para a validação de um panorama mais amplo e preciso da situação da pandemia na Capital, chamado de Covidômetro.

Além do boletim básico relacionado ao número de casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos, o levantamento, que será feito de forma semanal, vai incluir a quantidade específica de casos suspeitos na última semana, de novos casos, taxa de letalidade, que é o cálculo da média de quantas pessoas que contraem o vírus e falecem, taxa de ocupação diária dos leitos convencionais e de UTI em Florianópolis e região.

Segundo atualização DESTA NOITE da sala de situação da PMF, Ingleses tem 30 casos confirmados .

Gean informou também que a Vigilância Sanitária já vistoriou 1500 locais, 460 foram autuados por alguma irregularidade e 116 estabelecimentos interditados.


Gráfico gerado esta noite pela sala de situação da PMF

Quer entrar no grupo de WhatsAPP do Portal Norte da Ilha e receber as notícias no seu celular? Clique AQUI