Quatro meses após ser inaugurado, Parque de Ingleses apresenta depredações

Foto: Marcos Arouca Júnior

Foto: Marcos Arouca Júnior

O Parque Linear de ingleses, localizado na rodovia Armando Calil Bulos em Ingleses, foi inaugurado em dezembro de 2019.

Foi considerado um presente do prefeito Gean Loureiro ao maior bairro da cidade, onde, inclusive, o chefe do executivo reside. Tudo foi feito com muito capricho para dar ao "Zinga" o seu, tão sonhado, primeiro grande parque.

Há parquinho para as crianças, muitos bancos para descanso, quadra de areia, espaço para soltar os cães, academia ao ar livre e um grande deque com dois pergolados. À noite há uma grande iluminação em led entra em funcionamento.

A área está localizada na região central do bairro, onde praticamente não há mais terrenos disponíveis.

Durante o dia, o Parque é frequentado por muitas famílias e jovens. Foi, inclusive, o local da realização de um grande evento: Ação de Saúde e Cidadania no Parque de Ingleses

À noite, vizinhos relatam que o local, muitas vezes, é ocupado por baderneiros, como também já mostrou com exclusividade o Portal Norte da Ilha: Pancadão no parque de Ingleses tira o sono de moradores

MANUTENÇÃO

Esta semana, o Parque passou novamente por manutenção, um dos responsáveis pelos reparos é o morador do bairro, Marcos Arouca Júnior, o conhecido Marquinhos, que junto com funcionário da Prefeitura consertaram partes de madeira do deque.

Segundo ele os danos são provocados por mau uso e vandalismo.

"O parque precisa ser fechado à noite, estão destruindo nosso parque", disse Marcos.

A pratica de skate sobre a área de madeira também tem colaborado para danificar a estrutura.

A Polícia Militar afirma que realiza rondas no local, mas que não tem efetivo para permanecer 24 horas no local. A Guarda Municipal também passa algumas vezes por ali.

O vereador Miltinho Barcelos disse estar preocupado com a situação e vem mantendo contato com o jurídico da Prefeitura de Florianópolis.

Segundo ele "está em estudo uma forma de resolver este problema, que é complexo. Não é apenas fechar a noite, tem que abrir de manhã, aos fins de semana, feriados. Também está sendo discutida a possibilidade de "adoção da praça" por parte de empresas, que ajudariam a mantê-la", disse.

A orientação é que, enquanto o parque não é fechado durante à noite, para que a população colabore, preserve o espaço e denuncie vandalismo ligando no telefone 190 ou 181.

Foto: Marcos Arouca Júnior

Foto: Portal Norte da Ilha