O Corpo de Bombeiros atendeu nesta terça-feira (05), novos focos de incêndio no Parque Estadual do Rio Vermelho, no Norte da Ilha. A assessoria de imprensa do CBM informou os detalhes do atendimento no local:
"Nossas equipes estão atuando no local por terra. Esse incêndio é o que chamamos de incêndio em turfa, ou seja, queima por baixo do solo, trazendo muito calor e muita fumaça. É um combate que não é fácil e a extinção completa deste tipo de incêndio demanda uma quantidade significativa de água, o que nem sempre é possível, pois nossos caminhões não chegam ao local.
O uso do helibalde, aquela ferramenta utilizada no helicóptero, não é efetivo nessa situação, já que não temos chamas aparentes, neste caso nós dependemos principalmente da chuva. Em Barra Velha, por exemplo, foram necessários 11 dias de trabalho para combater uma situação como esta.
Todos os dias temos combatido incêndios em vegetação e não só aqui, mas em todo o estado, em apenas um mês foram mais de mil ocorrências como estas.
Precisamos da colaboração da comunidade para ajudar no nosso trabalho, mas não combatendo o fogo e sim fiscalizando e não realizando a queima de lixo, não jogando pontas de cigarros acessas no chão, principalmente nos acostamentos das rodovias e em trilhas, não realizar fogueiras em acampamentos e qualquer outro tipo de queima próxima a vegetação.
Além de denunciar essas práticas, já que incêndio florestal é crime, pelos telefones: 190 da Polícia Militar, 193 do Corpo de Bombeiros Militar e 181 da Polícia Civil."