Florianópolis: a cidade da 'farra das pontes' tem um novo episódio

Moacir Oliveira é editor do Portal Norte da Ilha

Foto: divulgação Secom

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Florianópolis ficou nacionalmente conhecida no passado como 'a cidade da ponte cuja a obra nunca terminava'. Foram anos e anos de reforma da Ponte Hercílio Luz e milhões e milhões de reais gastos. Dizem que daria para fazer uma linha de metrô Ilha/Continente com o dinheiro gasto. Mesmo com a conclusão das obras em 2020, já surgiram pontos de ferrugem na estrutura, o que acende um alerta sobre a qualidade das obras.

Mas, este é apenas um probleminha diante de um problemão que se anuncia: as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Sales estão sob perigo eminente de um sinistro, quem afirma é o Ministério Público Estadual com base em um relatório apresentado.

E isso ocorre menos de dois anos de uma "ampla" reforma nas estruturas das mesmas.

Ou seja, ao que parece, foi realizada reforma apenas de aparência, uma 'meia sola' em fim de governo.

Agora a gambiarra começa a aparecer e em um grau preocupante ao ponto do MPSC estudar medida para suspender o trânsito no local,

Interditando as mesmas. Imaginemos o caos com tal medida extrema.

Já a Secretaria de Estado de Infraestrutura enviou um comunicado amenizando os problemas. Veja nota:


A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa o seguinte a respeito de um relatório de rotina, assinado pela empresa Nova Engevix Engenharia & Projetos S/A, sobre a situação das Pontes Colombo Machado Salles e Pedro Ivo Campos:


1 – A referida inspeção, divulgada amplamente nos meios de comunicação e na internet nesta semana, é de dezembro de 2022. A inspeção e o relatório são rotineiros;

2 – Não existe risco iminente de um sinistro mais grave em qualquer uma das pontes que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina;

3 – Entre 2019 e 2020, seis dos 18 blocos (os que estavam em situação um pouco mais delicada à época), que compõem as duas estruturas, foram reforçados com tirantes internos.

4 – As barras de aço rompidas que aparecem nas imagens divulgadas não têm mais função estrutural para as pontes, considerando-se que os tirantes internos executados recentemente substituíram essas armaduras;

5 – A SIE está avançando em processos internos para duas contratações referentes às Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo: uma, mais complexa, para revitalização total das estruturas e não apenas para intervenções pontuais e paliativas. Na outra frente, os técnicos da Secretaria trabalham para contratação de empresa para retirada das placas da passarela da Ponte Colombo Salles, processo que conta com a parceria da Casan. A Adutora que abastece com água potável a Ilha de Santa Catarina está atrelada à Passarela;

6 – O secretário Jerry Comper está em contato com o promotor de Justiça, Daniel Palladino, do MPSC, para prestar os esclarecimentos necessários. Os obejtivos são comuns: dar segurança à população mediante um trabalho de revitalização TOTAL das duas pontes.