Com grandes obras em andamento, Ingleses é o bairro da Ilha que mais valorizou no último ano, aponta pesquisa

Moacir Oliveira é editor do Portal Norte da Ilha

Foto: Alex Piccinini

Foto: Alex Piccinini

Uma rotatória na entrada do bairro, obra em andamento do Governo do Estado; Revitalização da principal avenida do distrito, a rodovia Armando Calil Bulos, obra em andamento da Prefeitura; Inauguração do maior centro de saúde da cidade, o CS Capivari/Ingleses obra municipal; Alargamento da Praia dos Ingleses, início previsto para os próximos dias, obra municipal; Construção da Estação de tratamento de esgoto, obra em andamento da CASAN...e por aí vai.

Estas são apenas algumas obras, há também outras menores, não menos importantes, em execução nos Ingleses. São projetos realizados e outros em fase de iniciação com as ordens de serviços assinadas, ou seja que já venceram o processo burocrático de licitação.

Sem contar a chegada da rede Koch ao distrito e as inúmeras empresas que iniciaram as atividades por aqui. Com tantas notícias positivas, o reflexo de todo este contexto é a valorização imobiliária acima da média no mais populoso bairro de Florianópolis. Os dados são da pesquisa Fipezap.

Confira o ranking de bairros que mais valorizaram em Florianópolis nos últimos 12 meses:

Capoeiras – 23,5% (região continental)

Ingleses do Rio Vermelho – 17,3%

Itacorubi – 15,4 %

Estreito – 14,6%

Coqueiros/Trindade – 12,7%

Córrego Grande – 10,5%

Centro – 8,6%

Saco dos Limões – 5,9%

Agronômica – 0,1%

É verdade que Ingleses ainda carece de muitos outros investimentos, mas é inegável o avanço no desenvolvimento econômico e estruturante durante dos últimos anos.

O Governo do Estado é que precisa ser mais atuante e construir escolas estaduais para atender a demanda crescente pelo ensino médio na região e assumir sua responsabilidade na recuperação das rodovias estaduais que cortam o bairro.

Ao município fica o desafio de ampliar a fiscalização das construções irregulares que continuam ocorrendo de forma desenfreada.

Na área de segurança é aguardada a prometida construção da sede da Companhia de Polícia Militar do bairro, na saúde um sonho ainda distante, um hospital para a região. Vamos eperançar.