Moacir Oliveira é editor-chefe do Portal Norte da Ilha
A prometida estação de tratamento de esgoto, ETE Ingleses, empacou e por anos sua conclusão foi protelada. Agora, quando finalmente havia a expectativa da inauguração, a Casan fez o anúncio em postagem em sua conta oficial no Instagram de que iria inaugurar a ETE dia 09/10 (foto abaixo). Pois, para surpresa de todos a inauguração não aconteceu e a empresa sequer se retratou sobre os motivos de anunciar uma data e não cumprir. Um desrespeito com a comunidade e com a imprensa.
A Casan é uma das empresas com os piores índices de avaliação dos serviços prestados em Florianópolis. Basta uma simples consulta com a população para perceber a insatisfação. Responsável pelo abastecimento de água e o tratamento de esgoto, a companhia coleciona queixas dos usuários, até mesmo os prefeitos Topázio Neto e o ex-Gean Loureiro, expressaram publicamente o descontentamento com a empresa, apesar de serem corresponsáveis ao manterem a concessão da mesma na cidade. Sem contar as catástrofes ambientais protagonizados na Lagoa da Conceição e recentemente no Monte Cristo.
Certamente, se a empresa cumprisse com as suas obrigações contratuais, Florianópolis estaria em outro patamar no tratamento de esgoto, mas a omissão dos envolvidos barrou avanços e investimentos.
O bairro Ingleses é um caso crasso de fracasso das autoridades e da Casan. Ao longo dos anos o bairro foi invadido por todos os lados, ergueram-se prédios e condomínios por toda área sem a rede de esgoto necessária.
O fato é que, passou da hora da Casan ter a concessão revista e até substituída por uma empresa verdadeiramente comprometida, mas falta coragem dos atuais gestores.