Prefeito Topázio precisa dar um tempo no 'TikTok' e ver de perto o caos na UPA Norte

Moacir Oliveira é editor do Portal Norte da Ilha

Paciente aguardando atendimento no chão da UPA Norte

Paciente aguardando atendimento no chão da UPA Norte

O prefeito Topázio Neto precisa dar um tempo nas redes sociais e encarar a realidade da saúde em Florianópolis, especialmente da UPA Norte.

Nunca houve tantas reclamações da demora de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento, como nos últimos dias.

Nós aqui no Portal, recebemos todos os dias vários relatos, o que demonstra que algo está muito errado por lá.

Na semana passada mostramos aqui que pacientes estavam aguardando até 9 horas para uma consulta. A Prefeitura tratou o caso como pontual. Relembre clicando aqui.

Mas após a publicação, centenas de pessoas confirmaram nos comentários da postagem que o problema é recorrente.

Veja a postagem clicando aqui e leia os comentários

Na última segunda-feira (13), novamente recebemos a foto do painel de atendimento da unidade que revelou pessoas esperando atendimento por mais de sete horas, e que havia ainda um homem aguardando atendimento deitado no chão (foto).

Nós encaminhamos o material para a assessoria de imprensa da Prefeitura, porém até o momento não houve nenhum posicionamento.

Até quando o morador do Norte da Ilha vai continuar com este atendimento precário na UPA Norte?

Nota da Prefeitura recebida após publicação:

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que, acerca da foto enviada, trata-se de um caso isolado que aconteceu nesta segunda-feira (13) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, apesar de haver assentos disponíveis na recepção. O uso de leitos ou macas é, preferencialmente, direcionado aos pacientes em observação ou com necessidade imediata de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde informa que monitora a situação diariamente e busca novas soluções para aprimorar o atendimento em saúde para a população.


A pasta destaca, ainda, que o município dispõe de atendimento em saúde 24h, inclusive com consultas médicas por vídeo, no Alô Saúde Floripa por meio do 0800 333 3233. A Secretaria orienta que, sempre que possível, os pacientes procurem o serviço antes de se deslocarem para as unidades, uma vez que muitos dos casos podem ser solucionados desta forma.