O prefeito Gean Loureiro autorizou força tarefa do PROCON municipal para fiscalizar estabelecimentos que comercializam alimentos em Florianópolis, como mercados, supermercados e atacados.
"Solicitei ao Procon de Florianópolis visitar todos os supermercados da cidade para verificar possíveis abusos de preços. Neste final de semana estarão na rua também!", afirmou Gean.
A alta no preço dos alimentos, principalmente do arroz, não é exclusividade apenas de Florianópolis, em quase todo o país os reajustes exacerbados surpreenderam os consumidores.
Números de autuações
Somente no sábado foram feitas 5 fiscalizações no Norte da Ilha. Desde terça-feria, segundo o Procon, cerca de 10 por toda a cidade.
As autuações ainda não foram realizadas porque os estabelecimentos ainda estão no prazo de entregar os documentos solicitados para o Procon analisar notas de compra e venda dos últimos meses.
ACIF critica fiscalização sobre preço dos alimentos
Na opinião de Rodrigo Rossoni, presidente da Associação Empresarial de Florianopolis (ACIF), a tentativa de regular o mercado pode gerar ainda mais desemprego. Nesta semana, o IGPM (da FGV) apontou que os custos de produtores e fornecedores passaram, em setembro, pela maior alta desde o Plano Real. Se ha abusos, o consumidor tem o poder de escolha entre as opções do mercado. No entanto, o empresario esta pressionado, de um lado, por custos que so aumentam em função da pandemia; por outro, pelo populismo do poder publico, que o ameaça com poder de policia, apontou.
Goleada
Faltando pouco mais de três meses para terminar o atual mandato, muitos podem até criticar o prefeito Gean Loureiro por algo que ele ainda não tenha feito, afinal, é impossível resolver todos os problemas da uma cidade complexa como é Florianópolis.
Uma constatação, mais do que óbvia, que não precisa ser clínica, de que o que foi feito até aqui (obras e projetos) em apenas quatro anos, supera em larga vantagem as experiências administrativas recentes. No comparativo, Gean dá de goleada.
O que vem pela frente é outra história e o tempo se encarregará de revelar.
Eleições Municipais
O pleito eleitoral deste ano começa a aquecer em Florianópolis com a divulgação dos nomes que irão compor as chapas para a eleição de 15 de novembro. O dia 16 de setembro é o último prazo paras as convenções partidárias e definições sobre as coligações. Confira as definições:
Gean Loureiro – vice Topázio Neto -DEM
Elson Pereira - vice a ser definido - PSOL
Gabriela Santetti e Diogo Leal, como vice-prefeito - PSTU
Orlando Silva vice será Luiz Barboza Neto - NOVO
Hélio Bairros e o vice será Edgar Lopes, agente aposentado da Polícia Federal. PATRIOTA
José Carlos Rauen – vice a ser definido - MDB
Pedro de Assis Silvestre – vice a ser definido – PL
Demais partidos ainda não divulgaram nomes
Até a próxima!