Pesquisa Ibope mostra primeiro panorama das eleições municipais em Florianópolis - Coluna Moacir Oliveira

Divulgada agora à noite pela NSCTV, afiliada da Globo em Santa Catarina, a primeira pesquisa Ibope sobre as eleições 2020 em Florianópolis.

De acordo com a pesquisa, Gean Loureiro (DEAM) lidera com 44% das intenções de voto. A deputada federal Angela Amin (PP) tem 15% das intenções de voto, seguida por Pedrão (PL), com 9%, e Elson Pereira (PSOL), com 7%. Como a margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, Angela, Pedrão e Elson estão tecnicamente empatados.


Horário eleitoral

Lembrando que a campanha eleitoral gratuita do Tribunal Regional Eleitoral começa oficialmente no próximo sábado (09). Angela, Elson e Gean terão 75% do horário eleitoral, os demais candidatos somam 25% do restante do tempo.

É esperar para ver se com o início do HE no rádio e na TV a campanha vai, de fato, esquentar na capital. Até aqui morna e sonolenta.


Malandragem

Sem criatividade para atrair eleitores e sem ter o que mostrar, muitos candidatos às vagas para a Câmara Municipal de Florianópolis inventam artimanhas para atrair os eleitores desavisados. Já teve candidato pichando, outros realizando manifestações populares com segundas intenções, e tem alguns se intitulando donos de obras estaduais.

Estes dias ligaram para o Portal convidando para uma manifestação por mais segurança em um bairro. Quando perguntei, tem algum candidato envolvido? Ficou aquele silêncio sepulcral, depois de muita insistência descobri que o 'pano de fundo' era campanha para um candidato.

Tem candidato usando associações e instituições com interesses para promoção pessoal. Sem contar aqueles hibernados que só aparecem nesta época. Já vi e ouvi de tudo.

Para o leitor desavisado pode até colar (vai que cola, né?!), mas para quem se preocupa com a importância do sufrágio, estratégias fraudulentas e de malandragem só servem para afastá-los ainda mais.

Sugestão para os candidatos: que tal apresentarem propostas? Difícil, dá trabalho, não é?


Delivery da propina em SC

A Revista Veja e outros grandes veículos de comunicação do país, repercutiram no final de semana o vergonhoso esquema de distribuição de propina montado em Santa Catarina. Além do suposto envolvimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia (PSD), a delação aponta também o ex-governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira. Estes teriam recebido recursos por meio de seus emissários.

O dinheiro sujo vinha de contrato do governo com um escritório de advocacia de fachada que recebia milhões de reais por serviços não prestados. Os recursos eram divididos com os envolvidos do esquema.


Fim do Covid?

Shoppings lotados, praias, praças, parece que o Covid-19 foi embora do Brasil ou será mera coincidência com o atual período?


Outubro rosa

O nosso Portal Norte da Ilha está todo rosa neste mês. Estamos abraçando a campanha "Outubro Rosa", campanha de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero. É importante que toda sociedade se una nesta causa e que o poder público disponibilize mais mamógrafos para realização de exames na rede pública de saúde.


Até a próxima!