O 21° Batalhão de Polícia Militar do Norte da Ilha ganhou uma nova e moderna sede, localizada no bairro João Paulo, próximo ao Floripa Shopping, e inaugurada nesta segunda-feira (22). São 2,7 mil metros quadrados de espaço em um terreno de mais de 30 mil metros quadrados.
Trata-se de uma conquista importante para a área de segurança, principalmente nas questões administrativas, mas é fato que obra distanciou a sede da corporação dos bairros mais populosos e que mais carecem de segurança: Ingleses, Rio Vermelho, Santinho e Canasvieiras.
Claro que as viaturas continuarão se deslocando para cá normalmente e diariamente, mas, em algumas situações, ficará mais longe e demorado o deslocamento.
A sede anterior estava localizada em Santo Antônio de Lisboa, que já era distante, no Corporate Park.
Agora são mais sete quilômetros de distância. E quando se fala em segurança, tempo e distância são fundamentais.
Além da distância ser maior, outro ponto que precisa ser observado com atenção pelas autoridades é a ampliação da cobertura do 21°BPM, a partir de agora o batalhão atenderá também outros três bairros: João Paulo, Monte Verde e Saco Grande.
E o número de policiais, que é considerado defasado pelo tamanho da região, será ampliado ou será apenas uma "promessa em uma tarde de verão" do Governo do Estado?
Com o crescimento populacional do bairro Ingleses, o maior de Florianópolis, é preciso garantir a presença cada vez maior das forças de segurança e não tirá-las daqui para atender outros bairros.
Brindemos a nova sede, mas não nos distanciemos dos verdadeiros anseios da comunidade: segurança pública cada vez mais próxima.