"Sem a presença dos cobradores transporte coletivo não retornará as atividades", afirma sindicato

Foto: Arquivo divulgação

Foto: Arquivo divulgação

O Sindicato dos trabalhadores no transporte – SINTRATURB, publicou nota em que contesta proposta de volta das atividades sem a circulação de dinheiro dentro dos veículos, dessa forma dispensando a presença dos cobradores.

Segundo o sindicato "O fato é que em toda a sociedade ocorre uma enorme circulação de dinheiro, com pagamentos de serviços e produtos feitos com cédulas e moedas. Desde a faxina em casa, passando por todo os tipos de comércio, diariamente acontecem milhões de transações efetuadas com o uso de dinheiro"

A nota segue afirmando que "sem cobradores não haverá volta ao trabalho".

"Que estudos poderiam apresentar como resultados que a circulação de dinheiro só representa perigo dentro dos ônibus? O fato é que a aplicação das regras sanitárias nos ônibus e terminais requer a presença do cobrador. O momento exige, como nunca, a presença de um segundo trabalhador no interior dos veículos. O motorista não poderá ficar isolado e sozinho para orientar, responder questionamentos, atender usuários com necessidades especiais, movimentar elevadores, enfim, atender a população sem auxílio de outro trabalhador. A orientação aos usuários deverá ser permanente e não pode o motorista fazer essa tarefa e dirigir".

O SETUF apresentou na semana um plano sanitário para retomada das atividades e o SINTRATURB afirma que também elaborou uma proposta.

"Se o transporte continuar paralisado, exigimos condições para que as empresas cumpram os acordos que fechamos e podermos manter nossas famílias. No caso da decisão de voltar a operação do transporte, exigiremos as condições sanitárias adequadas para diminuir o imenso risco de contágio nessa atividade".

O SETUF e a os municípios da Grande Florianópolis ainda não se manifestaram.

LEIA TAMBÉM EMPRESAS APRESENTAM PLANO SANITÁRIO PARA VOLTA DO TRANSPORTE COLETIVO