Prefeitura e Casan notificam proprietários no Norte da Ilha por esgoto irregular

Além das fiscalizações em Ponta das Canas, força-tarefa desobstruiu rede de drenagem em Coqueiros

Fotos: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Fotos: Diego Berselli/Floripa Se Liga Na Rede

Em blitz semanal contra esgoto irregular, força-tarefa de fiscalização da Prefeitura de Florianópolis e da Casan vistoriou, entre segunda e quarta-feira, mais de vinte imóveis no Norte da Ilha, notificando seis proprietários flagrados em irregularidade.

O grupo também desobstruiu uma galeria de drenagem pluvial em Coqueiros, no Continente, antes de reiniciar inspeções sistemáticas no bairro.

Nos três dias de operação, a força-tarefa percorreu endereços com e sem rede de esgoto ativa em Ponta das Canas e na Cachoeira do Bom Jesus, fiscalizando, respectivamente, a ligação correta dos imóveis à rede pública e a regularidade dos sistemas de tratamento individual, no contexto de ação civil pública do Ministério Público Federal em Santa Catarina para a despoluição da Lagoa das Docas.

A Vigilância Sanitária notificou, na manhã de quarta-feira (03/06), um posto de combustível na Av. Luiz Boiteux Piazza.

O esgoto de uma pia de cozinha do estabelecimento era despejado em caixa de passagem sem saída, que, quando cheia, extravasava a céu aberto.

Mais dois imóveis foram notificados pela Vigilância Sanitária: um na Servidão João Gabriel de Magalhães, por não fazer a ligação à rede e manter fossa e sumidouro ativos, outro na Servidão Manoel Nicolau Pereira, por ter a fossa ligada à caixa de inspeção da Casan.

Na segunda-feira, a Floram notificou três casas na Servidão Madagascar, em Ponta das Canas.

Todas tinham o esgoto de tanque e máquina de lavar conectados à rede de drenagem pluvial – em uma delas, os efluentes eram despejados diretamente na calçada. Os proprietários têm até o fim da semana para corrigir as inadequações.

Além dos endereços já citados, a força-tarefa do Grupo Sanear Floripa – formada por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – fiscalizou imóveis nas seguintes servidões: Luzia Clara da Luz (Vó Luzia), Manoel Nicolau Pereira, Anhatomirim, Vanderlim Cândido de Oliveira e dos Primos.

Oito casas vistoriadas pela equipe apresentavam sistemas de tratamento individual regulares.

Os proprietários de outras oito, localizadas em vias com rede pública de esgoto ativa, foram intimados a entrar em contato com o Floripa Se Liga Na Rede para agendar a inspeção gratuita do programa.

Coqueiros

No final da manhã de segunda-feira, a Blitz Sanear foi deslocada do Norte da Ilha até Coqueiros, no Continente. Com caminhão hidrojato, a força-tarefa sugou a rede pluvial da Rua General Estilac Real e desobstruiu a saída da drenagem para o mar.

Há necessidade de testes de fumaça no local, para identificar irregularidades, e inspeções completas nos imóveis próximos, as quais serão realizadas, com equipe técnica do Floripa Se Liga Na Rede, a partir do início da semana que vem.



Blitz Sanear

A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, realizada por meio do Grupo Sanear Floripa, com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 70 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações na Lagoa da Conceição.