A temporada de crimes chegou antes que a temporada de verão no Norte da Ilha

Onda de assaltos, arrombamentos e furtos preocupam comerciantes e moradores da região

A temporada de crimes chegou antes que a temporada de verão no Norte da Ilha

Todo comerciante fica empolgado e ansioso para a chegada da temporada de verão. É a época que representa o período de maior faturamento em vendas. Turistas de todo o país visitam Santa Catarina em busca das nossas praias maravilhosas. Em 2020, a Santur estima que 5 milhões de turistas devem passar por aqui. O Norte da Ilha é uma das regiões que mais atraem os visitantes, porque possui praias com boa infraestrutura. Mas, antes mesmo da temporada começar, o que deve acontecer a partir do dia 20/12, uma onda de assaltos, furtos e arrombamentos está assustando os comerciantes. Este aumento na criminalidade geralmente ocorre na alta temporada, agora começou antes. O empresário Maurício chegou hoje (13) para trabalhar em sua loja, na rua João Gualberto Soares, em Ingleses, e encontrou o estabelecimento arrombado (fotos). Foram levados diversos objetos como relógios, camisetas, óculos. É a segunda vez que a loja é arrombada em menos de um mês. "Pagamos impostos, mas não temos a contra- partida na segurança, fica difícil trabalhar assim". O empresário contou que na mesma rua uma barbearia também foi alvo dos criminosos. "É um indivíduo só, ele fica vagando e arrombando os lugares", desabafou.

Hoje pela manhã, um homem foi surfar na praia do Santinho, deixou o veículo estacionado entre as dunas de Ingleses e Santinho e quando retornou o Corsa Placas ICY 7203 não estava mais, foi furtado.

Outra empresa "visitada" por bandidos foi a Innovare na entrada do bairro Ingleses. Um ladrão entrou na loja (11) e furtou objetos. A ação foi filmada pelas câmeras de segurança. Neste caso dois criminosos foram presos no dia seguinte, eles estavam de posse de uma TV furtada e seriam responsáveis também por uma tentativa de furto na KG celulares.

Nos grupos de Whatsapp surgiram diversas mensagens de supostas ações de arrombadores de residências, o que gerou ainda mais preocupação.

Em Canasvieiras não é diferente. Um assalto a mão armada em um mercado foi registrado pelas câmeras de segurança, a reportagem foi amplamente divulgada pelo Portal Norte da Ilha e teve mais de 20 mil acessos. Veja a matéria aqui.

O QUE DIZ A POLÍCIA

O comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Sinval, tem participado de diversas reuniões sobre o assunto. O Portal Norte da Ilha acompanhou duas delas, uma no Conselho de desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni), e outra do Conselho de segurança, (Conseg 46). Em ambas, apresentou números que mostram o resultado das ações e diminuição da criminalidade na região. Mas, reconheceu que a PM não consegue estar em todos os lugares. Na reunião de ontem, prometeu que nos próximos dias haverá um grande aumento de policiais nas ruas vindos do interior do Estado.