A temporada de crimes chegou antes que a temporada de verão no Norte da Ilha

Onda de assaltos, arrombamentos e furtos preocupam comerciantes e moradores da região

A temporada de crimes chegou antes que a temporada de verão no Norte da Ilha

Todo comerciante fica empolgado e ansioso para a chegada da temporada de verão. É a época que representa o período de maior faturamento em vendas. Turistas de todo o país visitam Santa Catarina em busca das nossas praias maravilhosas. Em 2020, a Santur estima que 5 milhões de turistas devem passar por aqui. O Norte da Ilha é uma das regiões que mais atraem os visitantes, porque possui praias com boa infraestrutura. Mas, antes mesmo da temporada começar, o que deve acontecer a partir do dia 20/12, uma onda de assaltos, furtos e arrombamentos está assustando os comerciantes. Este aumento na criminalidade geralmente ocorre na alta temporada, agora começou antes. O empresário Maurício chegou hoje (13) para trabalhar em sua loja, na rua João Gualberto Soares, em Ingleses, e encontrou o estabelecimento arrombado (fotos). Foram levados diversos objetos como relógios, camisetas, óculos. É a segunda vez que a loja é arrombada em menos de um mês. "Pagamos impostos, mas não temos a contra- partida na segurança, fica difícil trabalhar assim". O empresário contou que na mesma rua uma barbearia também foi alvo dos criminosos. "É um indivíduo só, ele fica vagando e arrombando os lugares", desabafou.

Hoje pela manhã, um homem foi surfar na praia do Santinho, deixou o veículo estacionado entre as dunas de Ingleses e Santinho e quando retornou o Corsa Placas ICY 7203 não estava mais, foi furtado.

Outra empresa "visitada" por bandidos foi a Innovare na entrada do bairro Ingleses. Um ladrão entrou na loja (11) e furtou objetos. A ação foi filmada pelas câmeras de segurança. Neste caso dois criminosos foram presos no dia seguinte, eles estavam de posse de uma TV furtada e seriam responsáveis também por uma tentativa de furto na KG celulares.

Nos grupos de Whatsapp surgiram diversas mensagens de supostas ações de arrombadores de residências, o que gerou ainda mais preocupação.

Em Canasvieiras não é diferente. Um assalto a mão armada em um mercado foi registrado pelas câmeras de segurança, a reportagem foi amplamente divulgada pelo Portal Norte da Ilha e teve mais de 20 mil acessos. Veja a matéria aqui.

O QUE DIZ A POLÍCIA

O comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Sinval, tem participado de diversas reuniões sobre o assunto. O Portal Norte da Ilha acompanhou duas delas, uma no Conselho de desenvolvimento do Norte da Ilha (Codeni), e outra do Conselho de segurança, (Conseg 46). Em ambas, apresentou números que mostram o resultado das ações e diminuição da criminalidade na região. Mas, reconheceu que a PM não consegue estar em todos os lugares. Na reunião de ontem, prometeu que nos próximos dias haverá um grande aumento de policiais nas ruas vindos do interior do Estado.


Acompanhantes Goiania