Medidas restritivas anunciadas por Gean dividem opiniões, leia na coluna de Moacir Oliveira

Medidas restritivas anunciadas por Gean dividem opiniões, leia na coluna de Moacir Oliveira

Por temer uma segunda onda de casos de Covid-19, o prefeito Gean Loureiro anunciou ontem uma série de medidas que resgatam restrições impostas no início da pandemia em Florianópolis.

Entre as mais duras estão o fechamento de shoppings, academias e a proibição de permanência nas praias.

As opiniões divergem, para alguns o prefeito exagerou e está "criando caso", para outros é uma medida sábia de uma cidade que está gerindo um quadro de pandemia com maestria.

O fato é que não haverá governante algum no mundo que agradará a todos. Difícil mesmo é ter coragem para adotar medidas impopulares.


Medidas servem de puxão de orelha

Praias lotadas, gente sem máscara por todo lado, shoppings movimentados, festas para todos os gostos. Eis agora o remédio amargo e necessário.

Na semana passada eu postei uma frase e vou repeti-la novamente sobre as flexibilizações anunciadas: "não se trata de voltar à normalidade, trata-se de medidas para atender necessidades". Para muitos tudo voltou ao normal e o quadro de "ativos" disparou, não entenderam o significado de flexibilização.


Dois óbitos

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que nesta segunda-feira, 22, mais duas mortes pelo novo coronavírus foram registradas na cidade.

A primeira morte é de uma mulher de 73 anos com hipertensão e diabetes que estava internada no Hospital da Unimed desde o último dia 6.

A segunda morte se trata também de uma mulher, de 93 anos com cardiopatia que estava internada no Hospital Bahía Sul desde sexta-feira, 19.

Com as duas mortes Florianópolis totaliza hoje 14 óbitos causados pelo novo coronavírus.

Florianópolis tem hoje 1.338 casos confirmados de Covid-19, 349 ativos, 36 internados, 1.025 recuperados .

(Fonte Covidômetro Floripa)


Enrolado até o pescoço

A Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis decidiu nesta segunda-feira (22/6) declinar da competência para o processamento e julgamento dos autos relativos ao processo de dispensa de licitação para a compra emergencial de 200 respiradores pulmonares pelo governo do Estado, decorrentes da Operação O2 (Operação Oxigênio).

Por determinação do juiz Elleston Lissandro Canali, os autos, seus apensos, bens e objetos eventualmente apreendidos deverão ser encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao proceder à análise de algumas evidências digitais identificadas no laudo pericial elaborado pelo Instituto Geral de Perícias, referente ao aparelho celular utilizado por um dos investigados, e diante de novos interrogatórios realizados, constatou-se que o chefe do Poder Executivo, governador Carlos Moisés, tinha ciência e possível participação nos fatos delituosos em apuração.


Rapidinhas

* O Pró-Cidadão iria reiniciar atendimentos presenciais por agendamento a partir de ontem, mas por conta do novo decreto foi descartado o retorno. "É a volta dos que não foram".

* O "Asfaltaço" está dando uma nova cara as principais vias de Ingleses. Depois da "Dário" foi a vez da Travessa Manoel Ramos, a Abílio e a agora as Gaivotas. Nosso bairro estava merecendo esse carinho.

* A Celesc finalmente tirou o poste sobre a via que liga o Rio Vermelho à Vargem Grande. A solicitação foi feita em janeiro, já um outro poste no Travessão foi realocado na última sexta-feira e o pedido era de novembro de 2019. Quanta eficiência!

* A ciclovia da Armando Calil Bulos (SC 403) em Ingleses está precisando de um carinho especial. Muitos buracos e trechos danificados, sem contar a sinalização precária. Um desestímulo ao uso de bikes.

Até a próxima!