A paradisíaca Lagoa da Conceição é formada por natureza exuberante e uma atmosfera sem igual, é mais um dos tantos tesouros da 'Ilha formosa e cheia de graça'.
Mas, e esse 'mas´ é com muita indignação e revolta, o cartão postal de Florianópolis é atacado diariamente por uma avalanche de esgoto sem tratamento que mergulha sobre as águas calmas, e outrora transparentes.
O crime ambiental é cometido por anos de desleixo, falta de fiscalização e de investimento em saneamento básico.
A Casan faz, e fez, ações paliativas, "curativos", mas jamais conteve a hemorragia.
E se não bastasse o pouco caso com a Lagoa, a própria Casan, com seu reservatório de areia, despejou esgoto sobre as ruas, invadindo os lares de mais de 50 famílias e arrastando veículos.
"Esgoto tratado" diz a companhia, sei.
Um morador entrevistado pelo Jornal do Almoço, ao repórter Ed Soul, disse que o vazamento ocorria há vários dias e que avisou a companhia, segundo ele os técnicos lá foram, olharam e foram embora.
LEIA TAMBÉM: Ruas amanhecem alagadas na Lagoa da Conceição - Portal Norte da Ilha
É nos pequenos detalhes que o morador vê o desleixo da empresa no dia a dia. Quando um buraco é aberto na via, seja para algum reparo ou melhoria, é depois fechado de qualquer jeito, sem capricho e zelo. Ou é sinalizado com um cavalete solitário e esquecido.
Os grandes investimentos também são realizados sem o devido planejamento, como é o caso da despoluição da Beira Mar.
O fato é que a Companhia arrecada muito e realiza pouco.
Até quando?
#PORTALNORTEDAILHA