Casan publica vídeo sobre reservatório da Lagoa da Conceição e é detonada na web

Foto Leonardo Souza - PMF

Foto Leonardo Souza - PMF

A Casan publicou um vídeo no Instagram da companhia mostrando 'AS LAGOAS DE EVAPOINFILTRAÇÃO' na Lagoa da Conceição. O vídeo produzido em novembro de 2020 pelo biólogo e educador André Martins para o Canal Natureza de Floripa, ajuda a conhecer as lagoas de evapoinfiltração e o ambiente que recebe o efluente tratado na região da Lagoa da Conceição.

Foi um destes reservatórios de esgoto tratado que se rompeu na última segunda-feira (25), e inundou as ruas e casas dos moradores da Lagoa da Conceição, causando diversos prejuízos materiais e danos ambientais incalculáveis.


Assim que o vídeo foi postado recebeu diversas críticas:


caroll_cardoso

Esse vídeo tá incompleto, faltam mostrar as casas das pessoas cheias de lamas, tudo virando entulho, carros arrastados, pessoas em cima de árvores para sobreviverem. Ahh, faltam também os peixes, camarões e outros animais morrendo na lagoa devido a contaminação.



Já a sabrafavarin comentou:

Todo ano um casamento!! Dessa vez chegou ao cúmulo!! Vocês deveriam ter vergonha do serviço que (não)prestam ! Se fôssemos um país sério com certeza já estariam presos e teriam perdido a concessão há muito tempo!



vivi_s_rosa

Não questionamos o modelo de tratamento dos efluentes através das lagoas, mas a falta de manutenção e ampliação para suportar o constante aumento populacional e, consequentemente, a capacidade das mesmas.


Veja a publicação aqui


Casan multada


A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FLORAM), notificou na tarde desta quarta-feira (27), a Casan após o rompimento da Lagoa de infiltração da estação de tratamento de esgoto da empresa, na Lagoa da Conceição.


A multa será aplicada com base na Lei Federal 9.605/98, e no Decreto 6.514/08, com o valor inicial estipulado em R$ 15.000.000,00, conforme a tabela de valoração da Portaria Conjunta CPMA/IMA nº143 de 06/06/2019.


Segundo o corpo técnico da FLORAM, o acidente da última segunda-feira (25) danificou dunas e restingas no entorno da lagoa artificial, havendo também a alteração da qualidade da água. O município contratou um laboratório para identificar que tipos de resíduos foram levados para dentro da Lagoa. O laudo deverá sair nos próximos dias.


Superintendente da Floram, Rafael Poletto, relatou sobre o caso: "Todas as atividades feitas são importantes para subsidiar as ações administrativas punitivas que foram tomadas. Levando como base relatórios e análises para estabelecer o valor da multa" - explica.


Após a notificação da prefeitura, a companhia de água terá 20 dias para a apresentação da defesa, e 5 dias para o pagamento da multa com 30% de desconto em relação ao valor estabelecido, respeitando o art. 126 do Decreto Federal 6.514/08.


#PORTALNORTEDAILHA