O cenário poderia ser pior, mas Florianópolis, como sempre, destoa - Coluna Moacir Oliveira

"temos até aqui é uma indiscutível condição privilegiada diante de ações coerentes e necessárias"

"temos até aqui é uma indiscutível condição privilegiada diante de ações coerentes e necessárias"

Não está nada fácil ver e viver o isolamento social. A cada dia o cenário da pandemia nos mostra o quão devastador é o vírus, que segue ditando as regras aqui a acolá, em cada canto do planeta.

Ficar em casa nunca foi tão insuportável, ouvir esta frase chega a dar náuseas. Para muitos é verdadeira tortura sentir-se encarcerado no próprio lar. Mas, indiscutivelmente necessário.

Difícil imaginar um cenário diferente do que foi contribuído até aqui, e, não restam dúvidas, Florianópolis fez e vem fazendo um coeso planejamento de crise pandêmica.

"O que nos espera no horizonte é imprevisível, mas o que temos até aqui é uma indiscutível condição privilegiada diante de ações coerentes e necessárias".

Sigamos adiante, diante de um contexto inesperado.


TURISMO

Enquanto as cidades da Grande Florianópolis começaram a falar a mesma linguagem, tomando decisões conjuntas para evitar a migração do movimento de uma cidade para outra, é a Serra Catarinense que está agora está recebendo a peregrinação do público.

Por lá, moradores estão assustados com o crescimento dos casos de Covid-19, já os comerciantes estão faturando como nunca. É um perde ganha ou ganha e perde?


AULA

O Tenente Luiz Fernando de Marchi deu uma verdadeira aula sobre segurança pública para os moradores do bairro Ingleses. A palestra, realizada de forma online, foi organizada pela diretora de eventos da Associação de Moradores, Daniele Novaes.

O comandante da 2° Companhia de Polícia Militar tem demonstrado na prática o elo de aproximação com a comunidade. O evento remoto foi muito elogiado pela organização e coordenação e já desperta interesse para as próximas edições.


RAPIDINHAS

*Enquanto lideranças comunitárias e políticas de Ingleses desviaram a atenção para outros assuntos, o bairro perdeu a sua delegacia de polícia (a sede está hoje em Canasvieiras e sem prazo para voltar) , também não avançou na construção da sede para a segunda companhia de Polícia Militar, que hoje não tem sequer uma "salinha".

As mesmas lideranças que se retraíram também não atentaram para a disputa da implantação da base da Guarda Municipal do Norte da Ilha no bairro, que, ao que tudo indica, será em Canasvieiras também. Bobeou, dançou! Enquanto isso a criminalidade está em alta no bairro.


*Quem são, onde vivem e como se reproduzem? Indagações e provocações dos moradores sobre os vereadores que "representam" o esquecido bairro Rio Vermelho.

Exageros à parte, é notório ver o abandono do bairro com algumas ruas (servidões) em condições precárias, piores que dos sertões. No bairro falta fiscalização, manutenção e mínima infraestrutura.

As praças e parquinhos são quase todos mantidos pela comunidade, alguns pintam os brinquedos, outros roçam o mato ao redor, e por aí vai.

O bairro, como um todo, precisa de revitalização completa e um empenho mais atuante dos dois edis locais.


AUDIÊNCIA

O Jornal Norte da Ilha, noticiário exibido de segunda à sexta-feira pelo Portal Norte da Ilha, atingiu de 20/06 a 20/07, 500 mil visualizações. Uma marca invejável para um produto local.


Até a próxima!