Centro de Saúde faz atendimento quinzenal em comunidade quilombola no Norte da Ilha

Foto: divulgação PMF

Foto: divulgação PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, possui 49 Centros de Saúde na Capital. Os espaços estão localizados em todas as regiões da Cidade e um deles, o Centro de Saúde do Rio Vermelho, faz visitas e atendimentos quinzenais na Comunidade Quilombola Vidal Martins. Os atendimentos podem variar de frequência, dependendo do interesse e tempo disponível dos moradores.

As consultas acontecem de maneira presencial ou por teleatendimentos. São atendidas pessoas de todas as idades com ações de vacinação, consultas médicas, consultas com equipe de enfermagem e atendimento psicológico, por exemplo.

A Comunidade Quilombola Vidal Martins possui 50 moradores. O Quilombo Vidal Martins é a primeira comunidade quilombola regularizada de Florianópolis. Ele é composto por 26 famílias descendentes de escravos trazidos para o distrito do Rio Vermelho em meados do século XVIII.

As equipes de Saúde vão até a comunidade para promover equidade da Assistência em Saúde e estimular o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). A ida até o local aumenta a possibilidade de adesão.

Os profissionais passaram por treinamentos de educação permanente para entender demandas relacionadas ao racismo e negritude e para prática de Saúde nesta comunidade. Os treinamentos são importantes para que os profissionais saibam acolher as demandas da melhor maneira promovendo saúde mental e física para profissionais de saúde e pacientes.