Momento fofura: depois de tratado lobo marinho é devolvido ao mar no Norte da Ilha

Foto: R3 Animal

Foto: R3 Animal

Hoje foi dia de devolver à natureza um lobo-marinho-do-Sul (Arctocephalus australis¬). O mamífero marinho ficou em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) por cerca de um mês e meio. A soltura ocorreu na Praia do Moçambique, em Florianópolis.


Este animal, um macho juvenil, foi resgatado pela equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) junto à Udesc/Laguna, no dia 3 de agosto, na Praia do Gi. Após receber os primeiros atendimentos e ser estabilizado pela equipe veterinária da Udesc, ele foi transferido para ser reabilitado aqui no CePRAM, no dia 11 de agosto.


Segundo a veterinária Marzia Antonelli, durante o exame clínico de entrada constatou-se que o olho esquerdo apresentava laceração de córnea em região ventral, com aumento de volume e temperatura em tecidos perioculares, indicativos de inflamação.


"O lobo-marinho também estava com alterações respiratórias e gastrointestinais. O animal permaneceu em tratamento e incialmente não aceitava comer sozinho, sendo necessário o manejo alimentar através da contenção física", explica Marzia.


Ao longo do período em reabilitação foram realizados exames clínicos e laboratoriais de rotina e um deles apontou alterações sugestivas de processo alérgico.


"O lobo-marinho continuou em tratamento, mas já conseguia se alimentar sozinho, pescando peixes oferecidos diretamente na piscina. Apresentou excelente resposta clínica, com cicatrização completa da lesão ocular, não tendo mais alterações respiratórias, gastrointestinais ou laboratoriais, estando apto para soltura", complementa Marzia.