Moacir Oliveira comenta os principais assuntos da região

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Alberto Neves - presidente Conseg

Alberto Neves - presidente Conseg

Foi sancionada, na última quinta-feira, a lei que cria o Programa Escola Segura. O idealizador do projeto é o presidente do Conselho de Segurança de Ingleses (Conseg), Alberto Neves. A partir da sanção pelo prefeito, as escolas têm seis meses para elaborarem planos de prevenção e medidas de emergência, além de providenciarem a capacitação de professores e alunos. Alberto tem mostrado grande habilidade na articulação e criação de projetos na área de segurança e meio ambiente.


NADA ECOLÓGICO

Os rios da região Norte da Ilha estão cada vez mais poluídos, o esgoto, a sujeira, e todo tipo de porcaria vai para o mar. A balneabilidade vai de mal a pior. Algumas campanhas estão na rua para conscientizar a população, porém, pasmem, essas ações "ecológicas" distribuem panfletos (papéis) para os moradores. O resultado é que além de muitos não lerem, ainda descartam o papel no chão, que vai parar na boca de lobo e depois vai para o mar. Papel é coisa do passado e nada ambiental, um contrassenso. A mensagem é importante, a forma é que está errada.


POLICIAIS EM AÇÃO

Duas ações do 21° Batalhão de Polícia Militar precisam ser enaltecidas pelo bom trabalho. A primeira foi a atuação da inteligência do serviço reservado (P2), que monitorou uma quadrilha de tráfico de drogas que agia na orla da praia de Canasvieiras. Resultado: 13 pessoas presas, a maior operação em número de prisões até agora. A outra foi a intervenção de PMs em um incêndio criminoso em um apartamento, também em Canasvieiras. Os policiais retiraram moradores do local e ainda controlaram as chamas até a chegada dos bombeiros, evitando o que seria uma tragédia. Parabéns ao comandante Tenente Coronel Sinval e toda equipe envolvida.


VEREADORES AUSENTES

Na semana passada, participei da reunião do Codeni e preciso registrar a força do conselho junto a administração municipal. Mais de 300 pessoas participaram do encontro. O presidente Luiz Cesar Costa conseguiu um feito importante ao reunir diferentes lideranças em um único espaço. Já a ausência dos vereadores foi bastante criticada, o único presente foi Miltinho Barcelos (DEM).


FORÇA COMUNITÁRIA

Daniele Novaes, a Dani como é conhecida, faz um importante trabalho comunitário em Ingleses. Atualmente é diretora da AMI (Associação de Moradores de Ingleses), e muito bem relacionada com o poder público e demais órgãos. Algumas demandas do dia-a-dia do bairro são solucionadas sem alarde, graças à sua atuação e credibilidade nos bastidores.


INDIGNAÇÃO

O geografo José Luiz Sardá, morador de Canasvieiras, postou sua indignação em relação a poluição dos rios da região. "Os balneários e bairros do Norte da Ilha de Santa Catarina nas últimas duas décadas nunca se viu tanto descaso com nossos rios. É inadmissível e vergonhoso a situação calamitosa de nossos rios. A poluição nos rios Papaquara, do Brás e Capivari e demais rios, incluindo os rios da Grande Florianópolis, virou caso de polícia, de saúde pública." Sardá tem toda razão, a Praia de Canasvieiras tem hoje cinco pontos impróprios para banho, uma situação que não dá para aceitar passivamente é preciso ações concretas imediatas.