Conexões para uma segurança cidadã: projeto de Florianópolis é destaque na América Latina e Caribe

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Florianópolis será piloto de um projeto do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para a América Latina e Caribe na área de segurança pública. Com base em dados e modelos inteligentes para identificar áreas de riscos e soluções possíveis, o projeto foi apresentado nesta terça-feira (1) em Bogotá, na Colômbia, durante a 12ª Semana de Segurança Cidadã.


A convite do Banco, junto com o secretário de segurança de Florianópolis, coronel Araújo Gomes, e Rodrigo Serrano Berthet, do BID, e o vice prefeito Topazio Neto, foi apresentado o estágio do projeto e os próximos passos, a realidade de Florianópolis e os desafios existentes, além da decisão da gestão do prefeito Gean Loureiro em trabalhar com dados e indicadores em todas as áreas - incluindo a segurança pública. A ideia é, por meio de inteligência artificial, integrar as bases de dados da segurança, educação, saúde, assistência social e urbanismo e, a partir daí, formar uma plataforma interativa.


A apresentação despertou o interesse de outras cidades da região e a meta do BID, a partir do sucesso do modelo de Floripa, é levar para outras 500 cidades na América Latina e Caribe.


"Acredito que cidade inteligente é cidade segura. Mais uma vez, Floripa tem potencial de se destacar em mais este quesito. Estamos trabalhando para isso", disse Topazio.




Acompanhantes Goiania