Dos 22 casos suspeitos de sarampo que deram entrada na UPA Norte, no último final de semana, 7 casos já foram confirmados até o momento
A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis informa que já obteve o resultado de alguns dos exames realizados com os 22 pacientes que procuraram a Upa Norte no último final de semana. Destes, 7 novos casos de sarampo foram confirmados; 8 ainda permanecem em investigação; e outros 7 já foram descartados para Sarampo, mas seguem em investigação para outras doenças.
Em virtude deste elevado número de novos casos entre moradores do Rio Vermelho, Ingleses e Canasvieiras, a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis orienta bloqueio no distrito Norte, estendendo a faixa etária da campanha vacinal (de 6 meses até 49 anos) para 6 meses até 59 anos.
A população deve procurar um centro de saúde mais próximo e colocar a sua caderneta de vacinação em dia imediatamente.
PORTAL NORTE DA ILHA DIVULGOU SITUAÇÃO EM PRIMEIRA MÃO:
Moradores foram surpreendidos neste sábado (08), com os atendimentos paralisados na UPA Norte, em Canasvieiras. Ao chegarem ao local foram orientados a procurarem os postos de saúde e hospitais da região por conta de suspeitas de oito casos de sarampo na unidade.
Na porta da Upa foi fixado seguinte aviso: "Atendimento paralisado. Sarampo!"
Também havia um banner com indicação dos postos de saúde da Vargem Grande e Vargem Pequena.
A dona Mayra Cassiano esteve na unidade por volta das 14:30 e recebeu a recomendação para procurar outro local de atendimento: "Estava me sentindo mal, com vômitos, procurei lá as 14:38 e me mandaram ir para o HU, e o Celso Ramos, mas é muito longe. Disse ela ao Portal Norte da Ilha.
Assim que Mayra saiu da Upa fez questão de alertar para que outras pessoas não perdessem tempo e a viagem e postou nas redes sociais:
"Devido ao surto de sarampo acabei de vim da upa e não está funcionando, só pra avisar pra ninguém da viagem em vão."
A Prefeitura informou que foi necessário fechamento e isolamento para vacinação em determinados horários, mas que agora os atendimentos foram normalizados.