URGENTE: UPA NORTE paralisou atendimentos por conta de oito casos suspeitos de Sarampo

Na porta da UPA NORTE foi colocado o seguinte aviso: 'Atendimento paralisado. Sarampo!'

Aviso de sarampo (Obs: paralisado é com "s").

Aviso de sarampo (Obs: paralisado é com "s").

Moradores foram surpreendidos neste sábado (08), com os atendimentos paralisados na UPA Norte, em Canasvieiras. Ao chegarem ao local foram orientados a procurarem os postos de saúde e hospitais da região por conta de suspeitas de oito casos de sarampo na unidade.

Na porta da Upa foi fixado seguinte aviso: "Atendimento paralisado. Sarampo!"

Também havia um banner com indicação dos postos de saúde da Vargem Grande e Vargem Pequena.

A dona Mayra Cassiano esteve na unidade por volta das 14:30 e recebeu a recomendação para procurar outro local de atendimento: "Estava me sentindo mal, com vômitos, procurei lá as 14:38 e me mandaram ir para o HU, e o Celso Ramos, mas é muito longe. Disse ela ao Portal Norte da Ilha.

Assim que Mayra saiu da Upa fez questão de alertar para que outras pessoas não perdessem tempo e a viagem e postou nas redes sociais:

"Devido ao surto de sarampo acabei de vim da upa e não está funcionando, só pra avisar pra ninguém da viagem em vão."

O QUE DIZ A PREFEITURA

O Portal Norte da Ilha manteve contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Florianópolis que informou que houve oito casos suspeitos de sarampo na unidade. Foi necessário fechamento e isolamento para vacinação em determinados horários, mas que agora os atendimentos foram normalizados. A Prefeitura emitiu a seguinte nota:

UPA Norte recebe casos suspeitos de sarampo neste sábado. Prefeitura alerta pessoas que estiveram em show do Dazaranha

A Prefeitura de Florianópolis informa que atendeu 8 pessoas com casos suspeitos de sarampo neste sábado (08), na UPA do Norte da Ilha. No momento em que essas pessoas foram chegando, imediatamente foi acionado o protocolo de fechamento da unidade, atendimento e vacinação. A unidade ficou fechada do final da manhã de sábado até por volta das 14h.

A Vigilância Epidemiológica do município já está atuando na investigação dos casos, onde um deles esteve no show do Dazaranha no início deste mês. Como procedimento padrão nestes casos, sempre é realizado o levantamento de todas as pessoas que estiveram em contato com o doente, para que as devidas medidas para barrar a transmissão do Sarampo sejam tomadas.

Neste caso específico pedimos o apoio da imprensa para a divulgação desta informação, solicitando que as pessoas que estiveram no show do Dazaranha no dia 01/02 verifiquem sua situação vacinal. Pessoas até 29 anos que não tenham duas doses ou pessoas com 30 anos ou mais que não tenham uma dose das vacinas contra sarampo (VTV, MMR ou Tetraviral) devem procurar imediatamente a Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, que estará vacinando na Secretaria Municipal de Saúde neste final de semana. Esta vacinação é essencial para bloquear o aparecimento de novos casos. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelos fones (48) 3212-3910 ou (48) 3212-3907.

A UPA NORTE está funcionando precariamente em razão das obras de reforma e ampliação. A Prefeitura já notificou e multou a empresa por conta do atraso na realização dos serviços. Já foi cogitado até romper o contrato e iniciar nova licitação.


LEIA TAMBÉM:

MPF ARQUIVA DENÚNCIAS, MAS PREFEITO AINDA RESPONDE POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

PRÉDIO IRREGULAR NOS INGLESES COMEÇA A SER DEMOLIDO

OS BASTIDORES DE UMA REUNIÃO TENSA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

Acompanhantes Goiania