Comitiva europeia visita Florianópolis para conhecer as iniciativas ambientais adotadas na Capital

Recepção aos visitantes de Luxemburgo aconteceu no Parque Ecológico do Córrego Grande

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SMMADS e da Fundação Municipal do Meio Ambiente - FLORAM, recebeu nesta segunda-feira, 3 de abril, uma comitiva de autoridades políticas de Luxemburgo, país localizado no continente europeu, em visita à Florianópolis para conhecer iniciativas ambientais adotadas na Capital. A recepção ocorreu pela manhã no Parque Ecológico do Córrego Grande, com plantio de mudas, tour pelo espaço e apresentação de projetos como as unidades de conservação municipais, Floripa Lixo Zero, Família Casca e Minhoca na Cabeça.


O encontro contou com a participação de Djuna Bernard (vice-presidente do Parlamento de Luxemburgo e membro do Partido Verde), Frédéric Becker (representante do Partido Reformista da Alternativa Democrática), Isabel Wiseler-Lima (eurodeputada do CSV - Partido Popular Social Cristão), Liz Braz (representante do Partido Operário Socialista de Luxemburgo), além dos representantes locais Beatriz Campos Kowalski (Presidente da FLORAM), Fábio Braga (Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Giseli Junckes (Policial Militar Ambiental) e membros da Associação dos Cidadãos Luxemburgueses no Brasil (ACLUX).

O primeiro momento foi marcado pelo plantio de três mudas de araucárias (_Araucaria angustifolia_) doadas pelo município de Rio Negro, no Paraná. Os presentes também conheceram outras espécies históricas que encontram refúgio no Parque, como o Pau-Brasil e o Garapuvu, árvores símbolos do Brasil e de Florianópolis, respectivamente.


A vinda até Florianópolis reflete o estreitamento de laços com uma região que abriga grande parte dos cidadãos estrangeiros. Segundo membros da comitiva, Santa Catarina é o estado com mais luxemburgueses no país.


Para Djuna Bernard, vice-presidente do parlamento do país europeu, Florianópolis e Luxemburgo ainda têm muito em comum quando o assunto é a preocupação ambiental. "Acho que vocês têm pensamentos e desafios similares aos nossos, de preservar o meio ambiente e criar uma consciência ambiental nas pessoas", afirmou.


A Presidente da FLORAM, Beatriz Kowalski, celebrou a visita e destacou o carinho de Florianópolis para com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade da Mata Atlântica. "O caminho para a sustentabilidade passa por ações de educação e conscientização ambiental. A troca de experiências com Luxemburgo é fundamental e muito nos orgulha receber a comitiva em nosso parque ecológico".

Acompanhantes Goiania