Roda gigante: o 'gato' que virou 'mico' em Florianópolis

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Divulgação: PMF

Divulgação: PMF

A empresa Parque de Diversões Rei do Park Eireli, após requerer nos termos legais a ligação de energia elétrica, obteve frente à CELESC a licença sob o número de Unidade Consumidora 54337363, para desenvolver suas atividades na Beira Mar Norte, em Florianópolis.

Porém, a regularização só ocorreu após denúncia pública e confirmada pela Celesc.

O que diz a lei

"Aquele que desvia a corrente elétrica antes que ela passe pelo registro comete o delito de furto. ... Assim, se o agente sequer utiliza contador e faz a ligação de energia diretamente da rede, incorre nas penas do crime de furto (art. 155, § 3º CP),. Cuja pena é de reclusão de um a quatro anos, e multa".

E aí, quem vai responder esta bronca ou vai ficar tudo por isso mesmo?


Eleições: O número 2

Depois da era "Temer", a escolha do vice nunca foi tão discutida como antes. A posição, tida apenas como figurativa, agora é tema de amplo debate e planejamento político.

No caso de Florianópolis, o vice-prefeito atual é João Batista (PSDB) e há em curso, nos bastidores, uma verdadeira "guerra de facão no escuro" para ver quem ficará com a vaga na chapa à reeleição de Gean Loureiro. Ao que tudo indica, a vice irá continuar com os tucanos, até pela boa relação entre as principais lideranças do partido, João Batista e Edinho (atual Secretário do Continente). Imaginemos um cenário, em plena efervescência eleitoral, de um rompimento das atuais afinidades.

CINI pode ser extinta

Gerson Rumayor, diretor do Lions Clube, Conseg e Portal da Esperança, manifestou preocupação a este jornalista com a possível extinção da CINI, Central de Investigações do Norte da Ilha. Para ele o assunto é tão preocupante, ou mais, quanto a própria ida da 8ª DP para Canasvieiras.

O serviço de inteligência antecipa o trabalho de toda uma rede de segurança. A alegação para eliminar a CINI é de que ela foi criada em momento específico de crise na área de segurança.

Este argumento cai completamente por terra quando a própria polícia reconhece que a região Norte da Ilha é a que mais cresce e onde a luta contra o avanço das facções criminosas é diária. Seria um grande retrocesso.

Aproveitadores


Em meio a preocupação com o avanço do sarampo e o medo da entrada do coronavírus no país, muitas pessoas correram para comprar luvas e máscaras, um certo exagero. E para surpresa, algumas empresas reajustaram os valores dos produtos em até 700%! O Procon exigiu informações de duas empresas denunciadas.

Faltou comunicação

No dia D de vacinação, o Portal Norte da Ilha recebeu várias reclamações de pessoas que após ficar duas horas na fila, tiveram que enfrentar outra fila enorme para fazer o cadastro no posto. Quem tinha cadastro não teve problemas. Muitos desistiram e foram para casa sem a vacina. Uma "burrocracia" pode comprometer os resultados da contenção do surto no Norte da Ilha.


Contato direto

Sempre importante lembrar aos moradores de Ingleses que o Trato pelo Capivari disponibilizou um contato direto, via WhatsApp, para denúncias sobre irregularidades na rede de esgoto em Ingleses. O número é 48.99123.1223 (Não aceita ligações, apenas mensagens).


Bloco da 'porquice'

Antes que a cidade acordasse neste domingo (16), a Comcap já havia recolhido 1,5 tonelada de resíduos na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz. Os recicláveis, quando jogados ao chão desse modo, não podem ser separados e encaminhados para a coleta seletiva. Viram rejeito, viram lixo.

Se no carnaval os governos gastam em campanhas milionárias para divulgar "não esqueça a camisinha", por que não há campanhas que educam para "não esqueça o seu lixo"?