Prefeitura recebe 10 mil testes de Covid-19 e já começa testagem amanhã. Leia a coluna de Moacir Oliveira

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Florianópolis já adquiriu 10 mil testes PCR para testagem do novo coronavírus. A primeira remessa de testes chegou nesta segunda-feira e amanhã os testes começarão a ser aplicados. Os testes PCR serão aplicados, neste momento, em pessoas com critérios clínicos que se enquadram em suspeita pelo novo coronavírus. Ele é feito nos indivíduos que estiverem no estágio inicial da doença, especificamente até o quinto dia de apresentação dos primeiros sintomas, especificamente.

Gean na dianteira

O Prefeito Gean Loureiro ganhou destaque nacional por conta das ações por ele comandadas e que estão sendo replicadas em outras cidades e estados. O cartão merenda; o SMS para moradores próximos a contaminados pelo Covid-19; a quarentena, mesmo quando o Estado recuou, e a mais recente delas: o decreto reduzindo em 30% o salário dele e 20% dos secretários. Bingo! No dia seguinte outros prefeitos também aderiram à ideia.

Outro ponto importante é o posicionando franco, direto e esclarecedor sobre a situação da doença na cidade.

Eleições

Ainda é cedo para afirmar se as eleições municipais deste ano serão ou não adiadas por conta da pandemia do coronavírus. O avanço da doença no país pode criar cenários como este. Também está em alarde a destinação do fundo eleitoral para o combate ao Covid-19. Mas, ao que tudo indica esta proposta não deve avançar.

Presidentes e dirigentes de 9 partidos políticos fizeram uma reunião hoje, por videoconferência. Decidiram fechar um pacto de apoio aos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para que sejam firmes e não cedam a propostas de destinar o Fundo Eleitoral para combate ao coronavírus.

Fim da janela partidária

Os nomes que cada partido poderá lançar como candidato nas eleições de outubro já estão praticamente definidos. Isso porque o período da janela partidária, terminou na sexta-feira (3). Agora é aguardar as definições.

Parceria forte

Nesta tarde de segunda-feira, o Comandante do 21° Batalhão de Polícia Militar, Major PM Pablo Neri, recebeu o Coronel José Evaldo Hoffmann Junior, Comandante da Polícia Rodoviária Estadual, juntamente com o Capitão Thiago Teixeira Ghilardi, Relações públicas da Polícia Rodoviária Estadual. A visita serviu para destacar a importância do bom relacionamento entre os batalhões.


Distância necessária

Os supermercados precisam atentar para as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde sobre a distâncias entras os clientes nas filas dos caixas. Esta foto do Angeloni em Ingleses mostra uma situação irregular. As pessoas precisam tomar os cuidados necessários e os empresários cumprir as determinações, ou de nada vai adiantar.


Irresponsabilidade x imaturidade

Virou chacota em Ingleses a postagem de um colunista que declarou que, abre aspas, "a quarentena em casa estava afetando minha saúde mental. Decidi, neste domingo (05), sair e caminhar na praia. Ou seja, desrespeitei o decreto que determinava o fechamento dela. Estou errado, claro! Mas necessitava ir na água do mar me recompor minhas energias"

A postagem não só é uma confissão de crime de desobediência, como um estímulo para que outros também mergulhem na onda da irresponsabilidade.

E por hoje é isso, até a próxima!