16,8% dos leitos de UTI do Estado estão ocupados, confira este e outros assuntos na coluna Moacir Oliveira

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Santa Catarina está com 106 pacientes internados nas redes pública e privada em leitos de de unidade de terapia intensiva (UTI), entre casos confirmados de Covid-19 (56) e suspeitos (50).

Atualmente, o Estado está com 398 leitos de UTI reservados para pessoas com infecção por coronavírus pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com ocupação de 16,8%.

O Governo do Estado também informou que 182 pacientes já tiveram alta da UTI para leitos de enfermaria.

Alerta

O Portal Norte da Ilha divulgou hoje, em primeira mão, que o bairro de Ingleses chegou aos 25 casos confirmados de Covid-19. Pode não parecer muito, mas este dado coloca o "Zinga" como o segundo com maior número de casos de Coronavírus na cidade. Hoje só perde para o Centro que soma 48.

Para que este número não cresça ainda mais é preciso redobrar a atenção e não esquecer o uso da máscara de pano quando sair de casa.

Há muita gente descuidando e colocando em risco a própria saúde, como das demais.

Trato pelo Capivari não pode parar

No fim da semana passada o Trato Pelo Capivari, programa voltado exclusivamente ao bairro dos Ingleses, reiniciou as atividades com medidas extras de prevenção e segurança. As vistorias estavam suspensas desde meados de março em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Segundo Vinicíus Ragghianti, diretor da Echoa Engenharia, empresa contratada pela Casan e executora do Trato pelo Capivari "para dar sequência aos trabalhos, após mais de um mês de paralisação, os engenheiros responsáveis elaboraram um protocolo, trazendo uma série de novos procedimentos de agendamento, inspeção e pós-inspeção voltados à proteção de técnicos e moradores."

Extremismo que assusta

O momento político no país é de "nervos à flor da pele". Com os recentes episódios de "sai ministro, entra ministro", a temperatura está alta em Brasília em plena pandemia de coronavírus, que até acabou ficando em segundo plano.

O que mais preocupa é ver uma nação cada vez mais dividida e a incerteza no que vem a seguir. "Os extremos nunca estiveram tão extremados". Oremos!

Imagem arranhada

Nessa ebulição toda cabe as pessoas de bom senso e maturidade política e cultural, filtrar a enxurrada de contradições de ambos os lados.

Tenho observado o comportamento de pessoas que representam instituições se descuidarem ao defender exageradamente posições ideológicas. Muitas agem com atitudes agressivas em grupos de WhatsAPP e redes sociais. Quando perdem a linha é difícil depois reconquistar o respeito. Este é um patrimônio que precisa ser preservado, ainda mais de quem se confunde com a instituição que representa.

Para elas, que tal refletir com esta frase:

"Quando estiver sozinho, vigia teus pensamentos. Em família, sua tolerância. Em sociedade, tua língua." (Autor desconhecido).

Comissões permanentes

Na primeira sessão plenária online da semana, o vereador Miltinho Barcelos defendeu a importância de acelerar a votação da proposição da Mesa Diretora, para retorno remoto das atividades das comissões permanentes da Câmara.
A proposta será discutida na sessão de amanhã. Se aprovado, voltarão as reuniões das comissões de forma online.

"A minha defesa, em formato de requerimento verbal, se deu pela preocupação com a organização das equipes técnicas quanto a pauta das matérias que precisam ser discutidas.?
Além de protegermos aos vereadores e colaboradores do Legislativo, teremos a possibilidade de dar andamento aos projetos protocolados na Câmara e ao desenvolvimento da nossa cidade",
disse Miltinho.

Solidariedade

A Ação Social Paroquial de Ingleses - ASPI, já está funcionando e precisa de ajuda como alimentos, fraldas e produtos de Higiene. O Grupo também realiza projeto com mulheres que sofreram ou sofrem violência doméstica, com cursos de artesanato, crochê e corte costura. Por isso também solicita doação de linhas, lã e retalhos de tecidos.

Quem quiser colaborar falar com a Rosette 48 99181-1940