O Governo do Estado relatou que há um total de 5.175 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 2.929 se curaram e 2.161 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado pelo Governo do Estado por meio de entrevista coletiva nesta segunda-feira, 18. A doença respiratória já causou 85 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,64%.
UTIs
Um total de 114 pacientes está em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) nas redes pública e privada em Santa Catarina, entre casos confirmados de infecção por coronavírus (60) e suspeitos (54).
Atualmente, o Estado está com 501 leitos de UTI reservados para pessoas com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a ocupação é de 21,95%.
Florianópolis tem hoje 495 casos.
Testagem
Florianópolis possui mais de 53 pontos de testagem para o novo coronavírus na Capital. Além dos 49 Centros de Saúde, três UPAS (Continente, Norte e Sul) e o drive-thru do Terminal de Integração da Trindade (Titri), as equipes de coleta domiciliar fazem a testagem de casos suspeitos ou contatos próximos e domiciliares, quando recomendados pela equipe.
A partir desta semana, o esquema de testagem em drive-thru do Titri funcionará nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, dada a maiores pontos de testagem para a doença.
Dados por bairros
O Portal Norte da Ilha vem cobrando a divulgação dos dados por bairros, como acontecia até alguns dias. Atualmente o sistema de monitoramento da Sala de Situação da PMF apresenta informações desatualizadas. Na última atualização, há uma semana, Ingleses tinha 35 casos.
Recebemos a seguinte nota: A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Vigilância Epidemiológica informa que, o site com os dados por bairros está com erro por problemas de instabilidade na troca do banco de dados. A equipe está trabalhando nas alterações necessárias para solucionar o problema o mais rapidamente possível.
Falta de união
Alguns líderes comunitários continuam agindo como dono de associações de moradores e não transmitem aos demais integrantes da diretoria as suas ações, muito menos os consultam para definições conjuntas, afinal este é o propósito de uma associação, não?
Cobram dos governos transparências, mas não praticam isso com a comunidade que representam.
Atitudes autoritárias enfraquecem as entidades, algumas associações sequer permitem interação dos moradores nos grupos de whatsApp.
Postes na via
Dois postes ainda permanecem sobre a via que liga o Rio Vermelho e a Vargem Grande.
A Celesc está esperando outro acidente no local?
Novo velho
Tem alguns candidatos a vereadores que até pouco tempo estavam em um time e do dia para a noite mudaram de lado. É o jogo político e isso faz parte, porém, não venham com 'discursinho' barato e hipócrita de dizer que "representam a mudança ou a nova política".
Se até ontem estavam "mamando na teta" e concordando com tudo, agora criticam e tem solução mágica para os problemas. Discurso zero credibilidade para vender o "novo" que é na verdade o retrato da velha política.
E tem candidato entrando na disputa apenas de olho no fundo eleitoral ($), os votos são um mero detalhe. Dinheiro fácil.
Rápidas
*As Eleições ainda são incertas em 2020. O TSE ainda não definiu se manterá o pleito para 04 de outubro.
*Outra indefinição é o Fundo Eleitoral, uma bolada que ainda não se sabe se será ou não destinada para combate a pandemia do Covid-19
* O vereador Miltinho Barcelos (DEM) manifestou preocupação com os números apresentados pela ACIF e o Sebrae sobre o impacto econômico por conta da pandemia. "Empresas e colaboradores estão sofrendo quedas drásticas. Só em Florianópolis são 50 mil demissões".
*Edinho Lemos (PSDB) deixou a secretaria do Continente e reassume vaga na câmara de Florianópolis. Vai se dedicar à reeleição para o legislativo.
*Gonzalo Pereira assumiu a SECOM, a secretaria de comunicação do Estado. É um momento delicado em que a a experiência pode fazer a diferença.