Trato Pelo Capivari: em um dia, 10 imóveis regularizados; no seguinte, 4 lacres e 2 multas

Em um dos locais fiscalizados pelo programa, em Ingleses, morador bombeava esgoto com mangueira direto na rede pluvial

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari vistoriou, nesta terça-feira, 10 imóveis que, antes flagrados com esgoto irregular, fizeram obras de adequação e se regularizaram dentro do prazo.

Um dia depois, em nova ação do programa em Ingleses, o resultado foi diverso: 4 lacres e 2 multas por crime ambiental – a ponto de, em um dos casos, o morador bombear o esgoto da casa diretamente na rede pluvial com uma mangueira.


Ao todo, na manhã de hoje (17/06), a equipe do Trato Pelo Capivari fiscalizou 6 imóveis no bairro do Norte da Ilha. Acompanhado de fiscal da Vigilância Sanitária, o programa flagrou, em 4 deles, lançamento de esgoto na rede de drenagem. Todas as ligações clandestinas foram lacradas, com duas multas.



Moradores da Travessa Antônio Francisco Alves – onde 2 imóveis sofreram lacres e multas, um deles o caso da mangueira – afixaram, no início da semana, faixa denunciando a irregularidade no esgoto dos vizinhos. O Trato Pelo Capivari organizou a ação especial de hoje para atender a essa denúncia, que não chegou através dos canais abertos com a população: o WhatsApp, pelo número (48) 99123-1223, e o site oficial, www.tratopelocapivari.com.br.


O programa, convém ressaltar, tem equipe exclusiva voltada a responder, com fiscalização, às demandas de esgoto irregular comunicadas pelos moradores de Ingleses. Denúncias efetuadas pelos canais oficiais facilitam a organização e garantem maior eficácia no atendimento.


Na terça-feira, indicando a complexidade da situação sanitária no bairro e dos trabalhos diários de inspeção, a ação especial constatou outro cenário – o de moradores que receberam o Trato Pelo Capivari, respeitaram os prazos e corrigiram as irregularidades, deixando de lançar esgoto na rede pluvial e, com isso, não mais poluindo rios, córregos e a praia do Norte da Ilha.


Dos 11 imóveis fiscalizados, 10 haviam se regularizado. Apenas um havia recém-iniciado as obras de adequação. Fiscal da Floram que acompanhava a equipe deu prazo de 7 dias para que o morador se regularize, do contrário terá a ligação lacrada e será multado.


A ação especial de terça-feira passou pelos seguintes endereços de Ingleses: Rua do Engenho Novo; Ser. Laureano Pereira dos Santos; Estrada Dario Manoel Cardoso; e Ser. Valdevino Marques da Natividade.



O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.


De segunda a sábado, 22 técnicos inspecionam as ligações de esgoto de casas, condomínios e estabelecimentos comerciais espalhados pelo bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias de esgoto irregular e ações especiais com acompanhamento de fiscais.