Vinte pinguins são liberados após reabilitação - Portal Norte da Ilha

Vinte pinguins são liberados após reabilitação - Portal Norte da Ilha

É chegada a hora da primeira soltura de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) da temporada 2020. Vinte aves voltaram ao habitat natural na manhã desta segunda-feira, 3, na Praia do Moçambique, em Florianópolis SC.


Elas foram resgatadas em praias catarinenses pela R3 Animal e pelas outras instituições executoras nos cinco trechos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no Estado. A reabilitação ocorreu no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), em Florianópolis.

Este grupo é o primeiro a ser liberado desde o início da temporada anual de migração dos pinguins, iniciada em meados de outono e que vai até setembro, quando essas aves começam a fazer o caminho de volta até suas colônias na Patagônia/Argentina.

A presidente da Associação R3 Animal e coordenadora do PMP-BS, em Florianópolis, médica veterinária Cristiane Kolesnikovas explica que os pinguins que encalham nas praias, em sua grande maioria, são animais juvenis, estão em seu primeiro ano de vida e encaram pela primeira vez a longa viagem de migração.

Como são inexperientes, é comum que alguns animais tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, encalhando nas praias. Também existem aqueles que interagem com petrechos de pesca. Mesmo não sendo fauna alvo de pesca eles podem ser capturados incidentalmente. É a chamada captura bycatch, ou seja, não intencional.

Todos os pinguins passaram por exames complementares, realizaram o teste de impermeabilização das penas e receberam um microchip com um número de identificação.


Dos 20 indivíduos, dois foram resgatados pela R3 Animal em praias de Florianópolis. Na região de Laguna, quatro foram resgatados pela equipe do PMP-BS/ #Udesc. O #InstitutoAustralis resgatou um animal em Palhoça. No Trecho 4, executado pela #Univali/Penha, foram resgatados sete pinguins e a Univille foi a responsável pelo resgate dos outros seis. Ainda estão em reabilitação 25 pinguins, tão logo estejam aptos, também voltarão para a natureza.


VEJA O VÍDEO e inscreva-se em nosso canal




#PORTALNORTEDAILHA