Urgente: Segunda morte por afogamento em Canasvieiras, desta vez um jovem de 21 anos

Terceiro caso de afogamento em apenas três dias, dois deles resultaram em morte

Local onde o corpo foi encontrado

Local onde o corpo foi encontrado

Um jovem de 21 anos de idade morreu afogado agora a pouco, por volta das 21 horas desta sexta-feira (27) na Praia de Canasvieiras, no Norte da Ilha. Segundo o Corpo de Bombeiros, o rapaz, um turista gaúcho, entrou na água sozinho e acabou não retornando. O corpo foi encontrado boiando por pessoas que passavam pelo local. Equipe do Corpo de Bombeiros e Samu trabalharam por cerca de uma hora na tentativa de reanimação, porém sem sucesso. O local é próximo do Espetinho de Ouro, e está na área que passou por processo de engordamento. O corpo já foi removido pelo IGP, que aguarda familiares para identificação.

SEGUNDA VÍTIMA FATAL EM 3 DIAS

É a segunda vítima fatal por afogamento em apenas 72 HORAS. No dia 24/12 um homem de 51 anos morreu afogado na Praia de Canasvieiras. Segundo o Corpo de Bombeiros ele se banhava no mar quando caiu em um buraco. A família tentou socorrê-lo até a chegada do resgate, porém o turista gaúcho não resistiu. Ontem(26) um homem de 52 anos, turista de MG, encontrava-se brincando com as sobrinhas (11 e 21 anos) na corrente de retorno quando sofreu arrastamento e afogamento. Foi retirado da água inconsciente, com pulso e respirando. Após a chegada e a avaliação da equipe médica, o paciente apresentava quadro de choque e necessitou ser entubado. A vítima foi levada ao Hospital Universitário, onde permanece internada.

O QUE DIZ A PREFEITURA E EMPRESA RESPONSÁVEL PELA OBRA DE ALARGAMENTO

Após a primeira morte por afogamento o prefeito Gean Loureiro chamou uma reunião na manhã de quinta-feira, 26 de dezembro, junto com técnicos da Secretaria de Infraestrutura, da empresa que executou o projeto de alargamento da praia e da empresa que está executando a obra, juntamente com o representante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Capitão Fábio Fregapani.

O especialista contratado para o projeto de engordamento da praia, oceanógrafo Rafael Bonanata, se defendeu afirmando que os indícios da causa do afogamento do dia 24( até então era apenas um caso) não possuem relação com a obra que está sendo executada na praia. "A nossa vasta experiência nesse tipo de obra mostra que não há qualquer relação entre o engordamento da praia e a eventual formação de buracos ou poços nas áreas contíguas, ao contrário, o que pode ocorrer é deposição e não erosão", explica Bonanata.

Já a empresa DTA Engenharia, responsável pela obra, reforçou que estão sendo realizadas durante o período de obra seções topo batimétricas a cada 20 metros ao longo do trecho da praia já alargado. Tais seções, de acordo com as análises, não demonstram mudanças drásticas de profundidade ao longo do perfil praia.

A expectativa é que a Prefeitura e a empresa responsável pelas obras se manifestem nas próximas horas após os casos recentes.

Acompanhantes Goiania