Chuva de meteoros e eclipse em uma segunda astronomicamente especial

Chuva de meteoros e eclipse em uma segunda astronomicamente especial

A próxima segunda-feira (14) será astronomicamente especial. Em um mesmo dia ocorrerá a melhor chuva de meteoros de 2020 e também um eclipse total do Sol.

Todo o mês de dezembro, a Terra passa pela trilha de detritos deixando pelo Asteroide 3200 Faetonte. Ao se chocar com nossa atmosfera, esses sedimentos formam a Geminidas, a maior e mais confiável chuva anual de meteoros.

O 3200 Faetonte é um asteroide que tem comportamento semelhante ao de um cometa. Quando se aproxima do Sol, ele passa a ejetar uma nuvem de poeira que, ao longo do tempo, formou a trilha que é responsável pela Geminidas. Uma das teses defendidas é que ele, na verdade, é o núcleo de um cometa extinto, que já gastou todo seu material volátil depois de inúmeras passagens próximas ao Sol.

A Geminidas recebe esse nome, porque todos os seus meteoros parecem irradiar da direção da Constelação de Gêmeos. Isso ocorre devido ao efeito da perspectiva, mas, na verdade, os meteoros atingem a atmosfera praticamente paralelos entre si.
Os meteoros dessa chuva recebem o nome de geminídeos, e costumam ser meteoros lentos, esverdeados e, alguns deles, bastante luminosos.
E se você gosta de ver meteoros, não deve dormir na noite de domingo para segunda, quando ocorre a máxima da Geminidas. Além de ser a melhor chuva de meteoros do ano, o céu sem Lua nessa noite, oferece excelentes condições de observação.
A melhor forma de observá-los é procurar um local escuro, sem luzes por perto e, preferencialmente, distante dos grandes centros urbanos. Uma cadeira de praia e uma garrafa de café são excelentes para se manter acordado e confortável durante a noite. Não é preciso olhar em direção a Constelação de Gêmeos, pois os meteoros surgirão por todo o céu.

Os geminídeos podem aparecer durante quase toda a noite, mas o melhor horário para observá-los é entre meia noite e quatro horas da manhã, quando a atividade dos meteoros se intensifica.

E se você conseguir passar a noite acordado, e resolver dormir pela manhã, cuidado para não dormir demais, porque logo no início da tarde, grande parte do país vai poder testemunhar mais um importante evento astronômico: um Eclipse Solar!