Prefeitura divulga mais detalhes sobre o engordamento das praias de Ingleses e Jurerê

Foto: divulgação PMF - Praia dos Ingleses

Foto: divulgação PMF - Praia dos Ingleses

Mobilidade, economia, infraestrutura, segurança pública e humanização de espaços públicos. Essas são as áreas que serão impactadas positivamente pelo pacote de novas obras da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A listagem inclui o engordamento das praias Ingleses e Jurerê; desassoreamento do Rio Sangradouro e do molhe na praia do Matadeiro na Armação; nova ponte da Lagoa da Conceição e revitalização do entorno; Avenida Internacional nos Ingleses; e elaboração dos estudos ambientais para pavimentação das ruas Joaquim Manoel Machado e Fernando Becker na Armação do Pântano do Sul.


O investimento na elaboração dos projetos de engenharia e obtenção das licenças ambientais necessárias é de R$ 7.646.719,85. O contrato com a Prosul, empresa vencedora da licitação para elaboração desses projetos e licenciamento foi assinado na última terça-feira, 02 de fevereiro. O prazo para entrega à Prefeitura de Florianópolis é de 12 meses. Na sequência, com os projetos executivos entregues e licenciamento ambiental obtido, a prefeitura lança a licitação para definição das empresas que farão a execução das obras.


"Cada projeto que sai do papel é uma conquista para a nossa cidade e mais do que pavimento, terra, concreto ou estrutura em seu devido lugar, significa a reapropriação dos espaços públicos por quem de fato vive aquela região, aquele espaço físico. Infraestrutura é isso, é devolver vida e personalidade para cada espaço físico pensado e planejado para as pessoas", comenta Valter Gallina, Secretário Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Florianópolis.


Engordamento da Praia dos Ingleses (projeto executivo e licenciamento)


As obras de engordamento do balneário dos Ingleses serão feitas no segmento da praia a partir do Ribeirão do Capivari até a ponta sul da Praia dos Ingleses, alcançando uma extensão de aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão. A largura requerida da nova faixa de areia é de 30 metros. O projeto executivo deve incluir os segmentos de dragagem, aterro hidráulico e estruturas costeiras auxiliares.

Engordamento da Praia de Jurerê (projeto executivo e licenciamento)


O segmento de praia a ser considerado para engordamento da faixa vai da ponta norte até a ponta sul da Praia de Jurerê, totalizando aproximadamente 3,2 quilômetros de extensão com largura de 30 metros. O projeto executivo deve incluir os segmentos de dragagem, aterro hidráulico e estruturas costeiras auxiliares.


*Desassoreamento do Rio Sangradouro, Sul da Ilha (projeto executivo e licenciamento)*


De acordo com o termo de referência, o projeto executivo do desassoreamento do Rio Quincas Antônio, conhecido como Rio Sangradouro, localizado entre as praias da Armação do Pântano do Sul e a do Matadeiro deverá abranger basicamente, a dragagem para desassorear o canal de navegação e implantação de molhe. O mesmo será dividido em três componentes: projeto geométrico do canal de navegação e projetos executivos da dragagem e das estruturas costeiras.


Ponte na Lagoa da Conceição e revitalização do Centrinho (projeto executivo e licenciamento)


Outra obra inserida nesse pacote é a construção da nova Ponte na Lagoa da Conceição e revitalização do seu entorno, conhecido localmente como Centrinho da Lagoa. Com essas obras, a Prefeitura Municipal de Florianópolis quer revitalizar a infraestrutura do local e humanizar os espaços proporcionando uma nova dinâmica na mobilidade da região ao integrar no espaço, os diversos modais de transporte característicos da região.


As obras preveem a implantação de ponte em concreto, ciclovia, passeios, bicicletário, criação de nova área de lazer, molhes para pesca, revitalização do Terminal Lacustre com acesso para embarque e desembarque dos moradores e dos turistas e estacionamento para os barcos, pavimentação, paisagismo, iluminação e sinalização.


Os estudos e projetos a serem desenvolvidos previamente antes da licitação para execução são os Estudos de Tráfego, Topográfico, Geológico e Geotécnico, Hidrológico, Hidrodinâmico, de Alternativas; Projetos Geométrico, de Interseções, Terraplenagem, Drenagem e Obra de Arte Corrente, Pavimentação, Sinalização, Iluminação, Geotécnico e de Obras Complementares; Componente Ambiental e Paisagismo; Projeto de Obra de Arte Especial; do Novo Terminal Lacustre; Quantitativos e Orçamento, entre outros itens.


O prazo para a empresa entregar esses projetos para a PMF é de 12 meses.