Após período de avaliação de pedido de revisão contratual em função da elevação de custos no período de pandemia, a CASAN anunciou que retomou as obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Ingleses-Santinho.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (19), durante reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico - COMSAB. De acordo com José Paulo Vieira, Gerente de pesca e maricultura da PMF, integrante do Conselho, a CASAN informou o novo prazo para conclusão da obra.
"Para ingleses, como ficaram parada as obras devido atualização dos valores, por conta dos aumentos dos materiais, e teve a retomada agora em agosto, o seu prazo de conclusão ficou para o mês de agosto de 2022".
O custo total da obra após a readequação de valores, informado ao Conselho, é de R$ 95 milhões.
Segundo apurou o Portal Norte da Ilha junto a CASAN, aproximadamente 80% dos 50,8 quilômetros de redes coletoras já foram implantadas. Agora os trabalhos serão concentrados na finalização da Estação de Tratamento de Esgoto. A meta das construtoras e entregar o sistema no Primeiro semestre do próximo ano.
A unidade de tratamento terá capacidade de depurar 105 litros de esgoto por segundo em nível terciário, o mais efetivo e completo. Esse tipo de tratamento possibilita a remoção de matéria orgânica e também de fósforo e de nitrogênio do efluente.
As duas construtoras Infracon e Trix estão remobilizando equipes e maquinários, retomando gradativamente os canteiros de obras que estavam parados desde abril.
Os recursos para a gigantesca obra foram obtidos junto à Agência Japonesa de Cooperação (JICA), vão permitir o assentamento de 58,6 quilômetros de rede coletora, a implantação de oito estações elevatórias e de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com capacidade para tratar 105 litros por segundo. O sistema vai abranger 14 bacias de esgotamento sanitário para atender o centro de Ingleses, as áreas norte e sul do bairro, além da praia do Santinho.
Atualmente a rede coletora existente no centrinho de Ingleses trata o esgoto na estação de Canasvieiras. Com a ampliação das tubulações e implantação da ETE a atual interligação poderá ser eliminada. Tratado em nível terciário - o mais completo de todos -, o efluente da ETE dos Ingleses poderá ser lançado no Rio Capivari.