"O Rio Capivari está aqui": obra de arte urbana busca sensibilização junto ao principal rio de Ingleses

Intervenção da artista Gugie Cavalcanti é uma parceria com o Trato Pelo Capivari, programa da Casan, com apoio da PMF, para o bairro do Norte da Ilha

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Quem passa sobre a ponte do Rio Capivari na Rua das Gaivotas, em Ingleses, pode ver, desde semana passada, uma nova obra de arte urbana. Na boca de lobo mais próxima do ponto em que o principal rio da região deságua na praia, a artista visual Gugie Cavalcanti realizou uma intervenção com a mensagem: "O Rio Capivari está aqui".

A obra de Gugie, feita em parceria com o Trato Pelo Capivari, programa da CASAN realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e voltado exclusivamente para o bairro do Norte da Ilha, foi realizada na manhã da última quinta-feira e já despertou a curiosidade de vários moradores que passaram pelo local durante a pintura.

Uma representação do leito do rio na calçada e na rua, ela busca sensibilizar os passantes e fazer refletir, através da arte, sobre a necessidade da ação consciente de cada um para a proteção dos bens naturais da cidade: tudo o que entra em uma galeria de drenagem como aquela, junto com a água da chuva – papel, bitucas, plástico, esgoto clandestino –, vai atingir o Capivari e a praia.

É a primeira intervenção artística em uma boca de lobo no bairro – há possibilidade de outras até o fim do ano.

A artista – Monique Cavalcanti, ou Gugie, é artista multimídia, grafiteira, natural de Brasília, mas crescida em Florianópolis. Como negra, mulher e mãe, busca na arte uma forma de promoção de diálogo, interação e sensibilização coletiva.

Suas obras podem ser reconhecidas por toda a cidade, em murais e paredões, como "Histórias no peito", na rua Tenente Silveira, e o mural em homenagem a Antonieta de Barros, também no Centro, feito em parceria com os artistas Thiago Valdi e Tuane Ferreira.

Para conhecer mais o trabalho da artista, acesse o site www.gugiecavalcanti.com ou a sua página no Instagram: @gugie.art.



O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela Casan e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp)