Coral Vozes do Arvoredo: projeto da Guarda Municipal é retomado na Escola Herondina nos Ingleses

As aulas, que são realizadas na EBM Herondina Medeiros Zeferino, haviam sido paralisadas por conta da pandemia

Foto: divulgação PMF

Foto: divulgação PMF

A Guarda Municipal de Florianópolis atua 24 horas, diariamente, prestando serviços à população, seja com auxílio no trânsito da Capital, em operações de segurança pública ou resgate de animais. Mas além de todo esse trabalho, a GMF ainda atua em ações educacionais. Uma delas é o coral Vozes do Arvoredo, projeto que desde 2012 leva a música para crianças da Rede Municipal de Ensino.


O projeto foi desenvolvido pelo agente da GMF Ramon Pereira da Silva, que atua como regente do coral. Atualmente as aulas são realizadas para os estudantes da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, a maior unidade da Rede Municipal de Ensino, com quase 2 mil estudantes. No coral, participam cerca de 90 inscritos, em dois turnos.


Inicialmente o projeto seria realizado dentro da Comunidade do Arvoredo, no mesmo bairro, e como não havia local adequado para as aulas, a então EBM Gentil Mathias da Silva cedeu o espaço. Depois, a então escola se tornou uma creche e a EBM Herondina passou a sediar as aulas.


O regente do Coral, agente Ramon, explica que o projeto foi iniciado com o intuito de aproximar a Guarda Municipal da sociedade através de atividades sociais em contraturno escolar.


"A música estimula imaginação, inteligência, neurônios e partes sensoriais. São valores e aprendizados que os estudantes irão levar para a vida. Em todos esses anos, o Coral Vozes do Arvoredo já virou uma referência no município e região, são quase 10 anos de fundação e história de música e amor", completa.


O coral soma mais de 100 mil visualizações no Youtube, no canal bit.ly/coralvozesdoarvoredo. As crianças já se apresentaram em diversos eventos, como Fenaostra, congressos regionais e nacionais na Alesc, Natal da Magia e aniversário de Florianópolis. Durante a pandemia, as atividades foram pausadas, juntamente com as aulas presenciais, e neste ano foram retomadas cumprindo todos os protocolos de segurança, como distanciamento social e uso de máscara.