Alerta: encontrado morcego com resultado positivo para raiva

Divulgação CCZ

Divulgação CCZ

Em setembro o CCZ, Centro de Controle de Zoonoses, foi chamado para recolher um morcego no bairro Santinho que, após análise em laboratório, foi diagnosticado positivo para Raiva.

Na data do atendimento foram vacinados todos os animais que tiveram contato direto ou possível contato com o morcego. Agora, com a confirmação do diagnóstico, é necessário expandir a vacinação em um raio de 300 metros ao redor do local onde o morcego foi encontrado.

As equipes já estão a campo vacinando cães e gatos da região e orientando a população para que todos fiquem atentos às medidas de prevenção da Raiva, que vão além da vacinação dos animais:

-Não tocar ou permitir que seus animais toquem em morcegos;

-Chamar o CCZ para recolhimento de morcegos em comportamento alterado (voando durante o dia, arrastando-se no chão) ou que tenham entrado em residências.

Raiva

O morcego é um reservatório natural da raiva. Por isso, o contato de morcegos com animais de estimação ou humanos sempre é considerado um acidente grave. Para proteger o animal doméstico da raiva, o tutor do pet deve vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente. A carteira de vacinação do animal deve ser verificada.