Trato Pelo Capivari promove reunião aberta com a comunidade de Ingleses

Programa apresenta balanço de inspeções e discute ações de mobilização social e educação para os próximos meses

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari promoveu, na manhã desta quinta-feira (9), uma reunião aberta com a comunidade de Ingleses para apresentar os números parciais do programa, ouvir demandas e sugestões e estreitar laços para ações futuras.


Estiveram presentes Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da CASAN, e representantes comunitários de associações de moradores, escolas e jornais locais, além das equipes técnica e de comunicação e mobilização do social do Trato Pelo Capivari.


O encontro teve como objetivo aproximar o Programa Ambiental da CASAN, voltado exclusivamente para o bairro de Ingleses, e as lideranças envolvidas com a questão socioambiental no bairro do Norte da Ilha e que acompanham os trabalhos do Trato Pelo Capivari desde 2020.


Em um primeiro momento, a coordenação de campo apresentou os dados de inspeções realizadas em 2020 e 2021, detalhando, por exemplo, as principais irregularidades de esgoto detectadas e os resultados das ações especiais em parceria com os órgãos de fiscalização.


Depois, a mobilização social discutiu ações de engajamento e educação ambiental, incluindo parcerias com escolas do bairro, participação em eventos comunitários e atos para limpeza do Rio Capivari e da praia, para os próximos meses.


Ao longo de toda a conversa, os representantes da comunidade trouxeram dúvidas e questionamentos, comentaram os dados apresentados e reforçaram a importância do programa e a necessidade de que os(as) moradores(as) se envolvam nessa questão, façam a inspeção das ligações de esgoto com o Trato Pelo Capivari e regularizem seus imóveis.


O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).