Florianópolis tem público de 1,5 milhão de foliões no carnaval de 2023, estima Prefeitura

Prefeito Topázio anunciou os dados do feriadão em coletiva nesta quarta-feira (22)

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

O carnaval de Florianópolis apresentou dados históricos de público, limpeza e organização geral. Nesta quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, o prefeito Topázio Neto, junto a autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil e secretariado da Prefeitura, apresentou os números registrados em diversos quesitos nos dias das festividades, realizadas do dia 10 a 21 de fevereiro.


Com mais de 400 horas de eventos, divididas entre os 11 dias de festas que ocorreram em todas as regiões de Florianópolis, o município proporcionou a diversão, o transporte e a segurança de mais de 1,5 milhões de pessoas.


Passarela do samba e blocos de rua


Com a realização dos desfiles das escolas de samba do grupo especial na Passarela do Samba Nego Quirido e a apuração das notas da competição, foram registradas em médias 50 mil pessoas nas arquibancadas, camarotes, frisas e pista.

A vencedora deste ano foi a União da Ilha da Magia, seguida da Consulado e Acadêmicos do Sul da Ilha.


Além de parabenizar a conquista, o prefeito Topazio Neto e o Secretário Ed Pereira, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, comentaram sobre os planos para o carnaval dos próximos anos, citando uma mudança na autonomia das escolas de samba, o planejamento para dois dias de desfile, além da volta do desfile das campeãs, e os eventos relacionados a elas, dos blocos de rua e outros eventos.


Rede hoteleira


Retomando o ritmo de hospedagens das redes hoteleiras da região, durante o período de carnaval, foram registrados de 90% a 100% de ocupação em hotéis e pousadas das praias florianopolitanas e 80% na região central da cidade, ocasionando assim, uma movimentação significativa da economia local.


Bloco da Limpeza


A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana mobilizou mais de 400 pessoas para o Carnaval. Até 200 garis de limpeza e coleta atuaram por dia no Centro da Cidade e cada regional movimentou seu contingente para atender os blocos.


Foram coletadas 207 toneladas de resíduos das festas, 30% mais do que em 2020. Com operação integrada entre limpeza e coleta, pela primeira vez, o Carnaval de Floripa destinou 120 toneladas de materiais recicláveis para a coleta seletiva. São cerca de 92 mil latinhas e vidro equivalente a 600 mil garrafinhas long neck que vão voltar para a indústria.


Segurança pública


Sobre a segurança pública, o Prefeito Topázio, junto com o comandante Araújo Gomes, que está à frente da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, relataram que durante os dias de folia, todos os agentes da Guarda Municipal trabalharam 24 horas por dia, dando apoio aos blocos e eventos em todas as regiões da cidade.


Além de terem feito a fiscalização dos pontos de concentração com 59 fiscais e auxiliares, 150 seguranças privados foram alocados em postos de revista e barreiras possibilitando assim que fossem revistados mais de 150 mil pessoas nos pontos de acesso.


Com toda essa organização e equipe posicionadas em pontos estratégicos, não foram registrados lesões corporais provocadas com cacos de vidro, brigas generalizadas, homicídios e latrocínios, porte de armas de fogo e armas brancas nas áreas dos eventos monitorados, e brigas e depredação de ônibus e terminais de ônibus.


Transporte coletivo


Pensando na melhor mobilidade da população, a Prefeitura de Florianópolis disponibilizou no sábado (18), mais de 1,5 mil ônibus que circularam na cidade, transportando assim, 125 mil passageiros, sendo 7 mil apenas nos corredores de ônibus.