Duas vítimas de afogamento são resgatadas em ação conjunta do SAMU e Arcanjo

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na tarde de hoje (12/02), duas pessoas foram resgatadas após se afogarem na praia de Jurerê, Norte da Ilha em Florianópolis. As vítimas, uma mulher adulta de 24 anos e um menino de apenas 8 anos, foram prontamente atendidas pelas equipes de emergência, principalmente pelos guarda-vidas.


O incidente ocorreu por volta das 15h, quando os banhistas notaram a dificuldade das duas vítimas em retornar à costa.

Assim que a situação foi identificada, uma equipe da unidade básica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e chegou rapidamente ao local. A mulher foi resgatada com vida e apresentava um grau de afogamento 3, indicando um quadro grave. Os socorristas do SAMU prestaram os primeiros socorros ainda na praia e a encaminharam para atendimento médico em uma unidade de saúde próxima.


Já o menino, também em estado grave, foi resgatado por uma equipe do helicóptero Arcanjo, que é especializada em resgates em áreas de difícil acesso. O Arcanjo é operado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com o SAMU. O menino foi transportado rapidamente para o Hospital Infantil, onde recebeu atendimento médico especializado.


O afogamento é uma das principais causas de morte por acidente no Brasil, especialmente durante o verão. As autoridades reforçam a importância de tomar precauções ao entrar na água, como evitar nadar em locais com fortes correntezas e estar sempre acompanhado por um adulto responsável, principalmente no caso de crianças.


O trabalho conjunto entre o SAMU e o Arcanjo foi fundamental para garantir o resgate rápido e eficiente das vítimas. As equipes de emergência destacam a importância de manter a calma em situações de emergência e acionar imediatamente os serviços de resgate.