Confira Medidas simples que reduzem o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde, comunicou na manhã desta terça-feira (03) que investiga 20 casos suspeitos de pessoas que possam ter contraído o coronavirus. Todos os pacientes apresentam sintomas leves e estão em boa condição de saúde. Nenhum internado, todos em isolamento domiciliar, orientados a permanecerem no quarto, usarem máscara quando em presença de outras pessoas da família, não receberem visitas, não compartilharem objetos de uso pessoal e seguirem as orientações de higiene das superfícies com álcool, além das medidas de prevenção recomendadas a todos. Os familiares também recebem orientações específicas. A Vigilância Epidemiológica contata os mesmos diariamente para avaliação da situação de saúde e monitoramento dos sintomas. As coletas de exames são realizadas no momento da notificação.
Medidas simples que reduzem o risco de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabão, usar produtos à base de álcool para as mãos.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
- Só compartilhar informações de fontes confiáveis, como Ministério da Saúde, Secretarias de Saúde, entidades médicas ou veículos da imprensa com credibilidade. Não repasse notícias falsas, mesmo que pareçam cômicas ou inofensivas. O acesso à informação correta impede pânico e confusão, ajudando a salvar vidas e proteger a saúde.
A Vigilância Epidemiológica orienta que em casos de sintomas respiratórios persistentes ou qualquer dificuldade para respirar a população procure o serviço de saúde mais próximo.
PORTAL NORTE DA ILHA O PORTAL NÚMERO 1 DA REGIÃO